Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Hospital Samaritano realiza campanha em shoppings contra o câncer de mama

Ação distribui oito mil bolas de borracha para fazer autoexame a fim de conscientizar população sobre a importância do diagnóstico precoce

O movimento internacional conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo, desde início da década de 90, e visa ampliar a conscientização para a prevenção do câncer de mama. Com esse pensamento, o Centro de Mastologia do Hospital Samaritano promove a campanha: Contra o Câncer de Mama – Faça o diagnóstico precoce. Uma ação nos shoppings Santana (25/10) e Eldorado (26/10), que entrega 8 mil bolinhas de autoexame e panfletos informativos sobre a doença.

Os funcionários do hospital fazem plantão nas entradas destes shoppings, no próximo final de semana, distribuindo pequenas bolas especiais de borracha com nódulos a fim de incentivar a mulher a fazer o autoexame na mama. Os profissionais também mostram como fazer o teste e entregam folhetos que abordam o tema.

De acordo com a coordenadora do Núcleo, Dra. Maria do Socorro Maciel, que destaca o diagnóstico precoce como a arma mais importante para vencer o câncer de mama. Quando descoberto nos estágios iniciais, as chances de cura chegam a 90%. “A mamografia e o exame clínico das mamas são os métodos indicados para o rastreamento na rotina da atenção integral à saúde da mulher. Outras modalidades, como a ultrassonografia e a ressonância magnética, também podem ser aconselhadas”, diz.

Dúvidas Comuns:

– Todo nódulo de mama é câncer?

Não. É importante que se saiba que até 80% dos tumores palpáveis da mama são devido a alterações benignas do tecido mamário, especialmente em mulheres jovens.

Mas atenção: alguns nódulos e também alguns tipos de calcificações, porém, podem corresponder a processos malignos. Por isso, é importante que sejam feitos os exames preventivos e as mulheres sejam assessoradas por profissionais especializados.

– Eu não tenho casos de câncer de mama na família. Preciso fazer exames?

Sim. Apenas 5% a 10% de todos os casos de câncer de mama estão relacionados à herança de mutações genéticas. Portanto, ainda que não existam casos de câncer de mama na sua família, é essencial que se faça o rastreamento.

– Obesidade pode influenciar no desenvolvimento do câncer de mama?

Sim. A mulher que está muito acima do peso pode ter as células da mama inflamadas com maior facilidade. Por isso, deve-se evitar a obesidade, não só para o câncer de mama, mas também para a saúde em geral.

Centro da Mama do Hospital Samaritano

O Centro da Mama atende pacientes com alterações mamárias ou que buscam rastreamento e orientações sobre câncer de mama. Inspirado em padrões internacionais, o Centro atua em um modelo de assistência multidisciplinar para realizar um atendimento completo e de excelência, reunindo tecnologia especializada para a consulta, o diagnóstico e o tratamento.

A equipe é formada por mastologistas, radiologistas, patologistas, oncologistas clínicos, radioterapeutas, cirurgiões plásticos, fisiatras, fisioterapeutas, médicos nucleares, clínicos gerais, enfermeiros, geneticistas, psicólogos, farmacêuticos, assistentes sociais e voluntários.

Entre os exames disponíveis aos pacientes, estão: Mamografia Digital, Ultrassonografia, Ressonância das Mamas e Biópsias (punção aspirativa por agulha final, core biópsia e mamotomia).

Serviço:
Campanha Contra o Câncer de Mama – Faça o diagnóstico precoce
Realização: Centro de Mastologia do Hospital Samaritano de São Paulo
Local/Data: Shopping Santana / 25 de outubro (sábado)
Horário: 10h às 20h
Local/Data: Shopping Eldorado / 26 de outubro (domingo)
Horário: 10h às 20h

Fonte: Hospital Samaritano – 24.10.2014

Compartilhe

Você também pode gostar: