Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Hospital Monte Sinai inaugura novo Centro de Transplante de Medula Óssea

KM5 0144 f34a6

O Monte Sinai inaugurou, recentemente, um novo Centro de Transplante de Medula Óssea (TMO). Ele ganhou mais espaço, novos leitos e conta com o fundamental suporte de uma Agência Transfusional, também renovada, com área maior, novos equipamentos e totalmente informatizada. Além do Laboratório de Criopreservação e Terapia Celular que vai atender ao Centro e às mais diversas especialidades no Hospital.

O programa de TMO reafirmou o pioneirismo e a vocação do Hospital para a alta complexidade, em 2013. Na ocasião, o Monte Sinai foi o primeiro hospital privado do interior de Minas Gerais autorizado pelo Ministério da Saúde para a realização de transplante autólogo de medula óssea – procedimento em que o paciente é o seu próprio doador, não há cirurgia nem pulsão por agulha. O transplante é realizado através do tratamento do sangue do próprio paciente.

A maior parte dos transplantes realizados até agora foram para tratamento de linfomas e mieloma, mas o TMO autólogo é recomendado, por estudos nos Estados Unidos e Europa, como a primeira indicação para doenças como Mieloma Múltiplo e primeira indicação nas recidivas de Linfomas não Hodgkin e da Doença de Hodgkin. Além de outras neoplasias como leucemias agudas, tumores de células germinativas, neuroblastoma e, mais recentemente, para o tratamento de diversas doenças autoimunes, principalmente a Esclerose Múltipla. Clinicamente denominado “quimioterapia em altas doses, seguido de resgate hematológico com células progenitoras do sangue periférico”, utiliza o suporte de células-tronco retiradas da medula do próprio paciente, com resultados até 70% superiores e com excelente resultado para a sobrevida e qualidade de vida dos pacientes.

NOVA ESTRUTURA

Neste primeiro semestre de 2017, o serviço já contabiliza mais de 50 pacientes beneficiados em Juiz de Fora, na região e até em outros estados. Destes, sete procedimentos foram realizados em crianças e o Monte Sinai, agora, é a referência em transplantes pediátricos para o setor privado em Minas Gerais.

Desde sua implantação, o Centro conta com estrutura própria e equipada para atender aos pacientes de transplantes . Com isolamento de fluxo e quartos com filtro HEPA (sigla em inglês para uma tecnologia empregada em filtro de ar com alta eficiência na separação de partículas, visando garantir a pureza do ar). Todos os serviços para esses pacientes são diferenciados e o setor é isolado das outras áreas do hospital. O posto de Enfermagem é exclusivo e interligado aos apartamentos, para garantir segurança, privacidade e conforto aos pacientes. Os protocolos de assistência são específicos para o setor. A nova estrutura, inaugurada em maio, conta com três leitos, atendendo a todos os requisitos do Ministério da Saúde para o TMO, e são reversíveis para tratamento semi-intensivo, visando evitar o deslocamento do paciente para a UTI, em caso de intercorrências.

O time da TMO conta com o apoio de uma grande equipe multidisciplinar – enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, bióloga, além de médicos especializados (hematologistas, pediatras), e do suporte de todas as especialidades disponíveis no Hospital  e da estrutura de alta complexidade do Monte Sinai

SUPORTE

 A Agência Transfusional, que é a unidade responsável pelo processamento do sangue,  também ganhou um novo espaço, agora, estrategicamente localizada, mais próxima da UTI e do Centro cirúrgico.  E outros setores também foram incorporados ao programa, caso dos Laboratórios de criopreservação e de processamento de células-tronco.

Além dos transplantes de medula óssea, a assistência em Hematologia e Hemoterapia do Monte Sinai, disponibiliza o único serviço de Plasmaferese Terapêutica na cidade –  uma técnica que separa as partículas do sangue para remover do plasma os elementos responsáveis pela doença do paciente. O serviço, inédito em Juiz de Fora e fora da capital, é um dos poucos ativos no estado. Os pacientes que se beneficiam deste tratamento, em geral são portadores de doenças raras.

Com esta estrutura, o Hospital Monte Sinai vem se preparando para implantar também o programa de Terapia Celular – que é um tipo de tratamento baseado na regeneração das células. Um exemplo de sucesso neste tipo de tratamento é a isquemia crítica de membros inferiores e também nas necroses ósseas. O programa poderá agregar todas as especialidades do hospital, que vão se beneficiar de protocolos clínicos, previamente aprovados pelos comitês de ética.

Fonte: Hospital Monte Sinai

Compartilhe

Você também pode gostar: