Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Hospital Marcelino promove ação com foco no controle de infecção hospitalar

O álcool 70% é a forma mais rápida e eficaz para a prevenção e controle de infecções em ambientes hospitalares, eliminando 99,9% dos vírus e bactérias em contato com a pele. A medida é recomendada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e deverá ser realizada em todos os momentos que as mãos estiverem visivelmente limpas.

Para reforçar a importância da atitude e marcar o Dia Mundial da Limpeza de Mãos, 15 de outubro, o Hospital Marcelino Champagnat promove uma campanha divertida com um mascote criado exclusivamente para a ação: um frasco de álcool gel poderoso. O personagem ganhou vida e está percorrendo os corredores do Hospital para levar a mensagem e distribuir frascos de álcool gel 70% a colaboradores, pacientes e visitantes.

A médica Viviane Hessel Dias, coordenadora do Núcleo de Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar, explica que é muito importante os profissionais de saúde e visitantes tornarem a higienização das mãos um hábito. A profissional reforça ainda o envolvimento do paciente no seu cuidado, questionando os profissionais e familiares se já higienizaram as mãos antes de tocá-lo. “Com todos envolvidos e comprometidos com esse procedimento de cuidado, garantimos um controle mais efetivo dos riscos de infecção”.

Cinco momentos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a higienização das mãos em cinco momentos:

1 – Antes do contato com o paciente;

2 – Antes da realização de procedimentos assépticos;

3 – Após risco de exposição a fluídos corporais;

4 – Após contato com o paciente;

5 – Após contato com áreas próximas aos pacientes.

Fonte: Hospital Marcelino

Compartilhe

Você também pode gostar: