Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Hospital Madre Teresa: Pioneiro em Minas Gerais na realização da técnica mitral clip

O procedimento minimamente invasivo foi realizado em um paciente de 87 anos

A excelência, o pioneirismo na saúde e a permanente atualização científica fazem parte da missão do Hospital Madre Teresa (HMT). Reafirmando o compromisso da instituição em promover a saúde integral dos pacientes, na última semana de junho foi realizada pela 1º vez no HMT uma cirurgia inovadora para a correção de insuficiência
da válvula mitral – quando a válvula do coração responsável pela passagem de sangue não funciona normalmente e prejudica a circulação sanguínea.

O procedimento teve duração de duas horas e foi realizado pelo heart team (time do coração) do Hospital Madre Teresa, composto pelo coordenador da equipe de Cirurgia Cardiovascular, Dr. Rodrigo Bernardes, pelo cirurgião cardiovascular, Dr. Fernando Antônio Roquette Reis Filho e pelo coordenador do Serviço de Hemodinâmica e
Cardiologia Intervencionista, Dr. Marcos Marino. Dr. Rodrigo Bernardes explica que a técnica Mitral Clip corrige a insuficiência da válvula, sem precisar trocá-la, é um procedimento rápido e minimamente invasivo. “Ela é indicada para pacientes que apresentam alto risco em virtude de doenças associadas ou com idade mais avançada e não podem realizar cirurgias abertas.

Outra vantagem é a rápida recuperação, como foi com o paciente Moacir Leal de Moura, de 87 anos, que em quatro dias já estava em casa”, conta.

Na consulta de retorno, Sr. Moacir e sua família elogiaram a equipe e o atendimento do Hospital Madre Teresa. “Agradeço primeiramente a Deus, ao Dr. Rodrigo Bernardes e toda a equipe médica e assistencial pelo cuidado, carinho e atenção que tiveram comigo. Espero viver muitos anos com saúde e qualidade de vida”.

Compartilhe

Você também pode gostar: