Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Hospital Anchieta trabalha para fortalecer campanhas de estímulo ao parto normal

No ano passado, menos de 5% dos partos realizados no Hospital Anchieta foram normais. A pediatra Viviana Sampietro explica os benefícios do procedimento

Em 2014, o número de partos normais no Hospital Anchieta foi de 77, contra 1.540 cesarianas. Com as novas regras divulgadas pelo Ministério da Saúde e a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), a instituição já trabalha para fortalecer as campanhas de estímulo ao parto normal e incentivar a equipe que atua no Pronto-Socorro, a realizar o partograma de maneira adequada. O partograma é uma representação gráfica onde são anotadas as progressões do trabalho de parto. Ele tem como finalidade registrar cuidadosamente o progresso e os dados avaliados servem para que qualquer atraso ou desvio do normal seja detectado e tratado rapidamente.

Segundo Viviana Sampietro Serafim, pediatra da UTIInfantil do Hospital, a estimulação do parto normal é uma medida muito vantajosa. “Este processo traz benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê. Ele diminui o tempo de hospitalização, estimula a boa prática do processo fisiológico e, quando bem avaliado com o partograma, oferece poucos riscos”, opina a especialista.

Além de evitar problemas durante o processo, o parto normal apresenta muitos benefícios para a criança, um deles é a facilidade de respiração. “Durante o trabalho de parto, várias substâncias são liberadas para a corrente sanguínea da mãe, que permitem amadurecer o pulmão do bebê. Desta forma, quando ele sair estará apto a respirar pela primeira vez e continuar uma vida fora do útero”, explica a pediatra.

Atualmente, o Hospital Anchieta é referência em atendimento humanizado e está equipado para realizar partos normais, dando todo suporte e conforto necessário para que as pacientes façam uma boa escolha.

E para as mamães cheias de dúvidas, como parte da preparação, a Instituição oferece o Curso de Gestantes e Shantala. Temas como cuidados posturais, exercícios, amamentação e anestesia são abordados nas palestras. As turmas são formadas a cada três meses e é ministrado por uma equipe interdisciplinar (obstetra, anestesista, pediatra, enfermeira e fisioterapeuta). A próxima turma será nos dias 2, 9, 16 e 23 de março. As inscrições começam em 2 de fevereiro, pelo site do Hospital, no link do Curso de Gestantes.

Fonte: Hospital Anchieta  – 13.01.2015

Compartilhe

Você também pode gostar: