Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Hospital Aliança participa de estudo nutricional do INCA

O Hospital Aliança foi convidado pela 4° vez consecutiva para participar do estudo nacional realizado pelo Serviço de Nutrição do INCA – Instituto Nacional do Câncer. O projeto do Ministério da Saúde pretende avaliar o estado nutricional de indivíduos idosos com câncer, associando a localização da doença e o tempo de internação. Aqui na Bahia, apenas dois hospitais foram escolhidos: Aliança e o Aristides Maltez. Em todo o Brasil, outras 45 instituições de saúde participarão do estudo.
O Aliança participou das três últimas edições, sendo representado pela coordenadora do Setor de Nutrição, Nely Rabelo. Para ela é muito importante a participação do hospital em estudos de ponta como esses. “Vamos colaborar não só com os profissionais, mas com as instituições brasileiras definindo consensos de nutrição para pacientes com câncer. Com isso, garantimos aos  pacientes uma assistência nutricional segura, embasadas em recomendações mundiais”, afirma.
A partir desses estudos, o Consenso Nacional de Nutrição Oncológica do INCA é atualizado, sendo referência para pacientes em tratamento de todo o país.  Segundo Nely Rabelo, uma boa nutrição influencia não só no tratamento do câncer, mas na sua prevenção.  “O ideal é fazer uma alimentação saudável para que o fator alimentação contribua para a prevenção do câncer”, completa a nutricionista.
Para saber mais sobre a relação dos alimentos na prevenção e tratamento do câncer, confira a entrevista com a Coordenadora de Serviço de Nutrição do Hospital Aliança, Nely Rabelo.
1.            É realmente possível que a alimentação ajude na prevenção do câncer?
Sim. Através de uma alimentação saudável, estamos prevenindo o aparecimento de muitas doenças, entre elas o câncer. Embora a causalidade do câncer gástrico ainda não esteja bem estabelecida, numerosos estudos epidemiológicos têm demonstrado que a dieta é o fator de risco exógeno mais relevante. Os alimentos preservados em sal, como carne-de-sol, charque e peixes salgados, estão relacionados ao desenvolvimento de câncer de estômago em regiões onde é comum o consumo desses alimentos.

2.            Qual seria a alimentação ideal e quais nutrientes podem ajudar na prevenção do câncer?
Deve ser variada, equilibrada, saborosa, respeitar a cultura e proporcionar prazer e saúde.
A adoção de uma alimentação saudável contribui não só para a prevenção do câncer, mas também de doenças cardíacas, obesidade e outras enfermidades crônicas como diabetes.
O aleitamento materno é a primeira alimentação saudável. A amamentação exclusiva até os seis meses de vida protege as mães contra o câncer de mama e as crianças contra a obesidade infantil.
O ideal é que a população consuma em torno de cinco refeições ao dia, três principais e um lanche nos intervalos. Consuma de três a cinco frutas por dia e de 2 a 3 porções de vegetais/ dia. Quanto mais colorida e variada a ingestão de frutas e vegetais, maior o consumo de nutrientes antioxidantes. Além disso, é necessário aumentar a quantidade de fibras na alimentação. As fibras são encontradas principalmente nos produtos integrais, nos cereais e leguminosas ( feijão, ervilha, lentilha e grão de bico) . Devemos também, reduzir o consumo de gordura animal e aumentar o consumo de tubérculos (aipim, inhame, batata doce, mandioquinha).

3.            Quais alimentos devem ser evitados ou reduzidos para diminuir o risco de desenvolvimento de câncer?
Produtos artificiais como corantes conservantes e acidulantes, carne vermelha e gorduras de origem animal devem ser reduzidas ou evitadas. O açúcar de absorção rápida, que é o açúcar branco, também deve ser evitado, assim como o sal que é encontrado principalmente nos enlatados e embutidos que utilizam para conservação dos alimentos.

4.            Isso significa que não devemos mais comer esses alimentos, ou que devemos moderar o uso?
Não. Apenas que devemos utilizar com moderação. O consumo de carne deve ser de uma a duas vezes por semana. No lugar do açúcar branco podemos utilizar carboidratos mais complexos como as raízes, inhame, batata doce, cereal, arroz integral e feijão. Se for usar algum açúcar para adoçar, use o mínimo possível e opte por um açúcar tipo mascavo ou demerara, pois contém mais substancias nutritivas do que o açúcar branco.
Quanto a gordura de origem animal, podemos dá preferência aos leites, iogurtes e as carnes mais magras. Uma boa dica é sempre consumir mais peixe do que frango e mais frango do que carne. 
Já para substituir os corantes artificiais é possível usar os corantes mais saudáveis como o açafrão, páprica.

5.            O que pode ser considerada uma alimentação de risco?
Uma alimentação onde há alto consumo de sal, de açúcar de absorção rápida, enlatados, produtos industrializados e produtos com agrotóxicos. Os embutidos como presunto, salame, linguiça, peito de peru defumado, possuem substâncias para sua conservação (nitritos e nitratos) que se transformam em nitrosaminas no estômago, e que tem ação carcinogênica.  O ideal é não comer esses alimentos com tanta frequência.
Se a pessoa fizer a ingestão em grande quantidade de todos esses alimentos, podemos considerar uma alimentação de risco.

6.            Os cuidados no preparo do alimento também influenciam no risco do câncer?
O ideal é utilizar produtos mais simples e optar por temperos mais naturais como tomate, cebola, tempero verde e as ervas, ao invés de temperos prontos que contém bastante sal e muitas vezes só tem produtos químicos sem nutrientes.

7.            O armazenamento também influencia?
O ideal é consumir os alimentos produzidos no dia, mas hoje com o mundo moderno, é mais difícil ter uma alimentação com produtos mais frescos. Por isso, muitas pessoas têm optado por congelamento. Nesse caso é importante que seja usada a técnica correta de congelamento e armazenamento.
É bom ter cuidado com a umidade, para evitar que os alimentos sejam armazenados em locais úmidos. Normalmente depois de abertos, a maioria dos produtos o prazo de validade é de 30 dias. O ideal seguir as recomendações do rótulo. 

8.            Tem algum alimento que devemos ter atenção especial no armazenamento?
Sim. Os grãos, cereais e os amendoins devem ser bem armazenados, longe de ambientes úmidos, pois podem ser contaminados pelo fungo Aspergillus flavus, que produz a aflatoxina, substância cancerígena.

Fonte: Hospital Aliança – 03.02.2014
Compartilhe

Você também pode gostar: