Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Hospital Aliança contribui para pesquisa sobre tipo raro de câncer

O Hospital Aliança participou da publicação internacional Annals of Diagnostic Pathology sobre o estudo de um novo tipo de tumor renal. No artigo dedicado ao tema, foram apresentados três casos, um deles identificado no laboratório de Anatomia Patológica do Aliança.
“Durante uma análise de rotina, encontramos um tumor renal com características semelhantes ao estudado pelo pesquisador Tcheco, Michal Michal. Entramos em contato com ele e fomos convidados para participar da pesquisa com o nosso caso”, conta o médico patologista do Hospital Aliança Túlio Souza.
Para contribuir com o estudo sobre esse tipo raro de câncer, o material da biópsia foi disponibilizado e enviado para a base de pesquisa na República Tcheca. “As pesquisas indicam que esse tumor se trata de uma versão benigna, que ainda não tinha sido descrita, para um tumor renal maligno. Sendo assim, as chances de cura aumentam e há apenas necessidade cirúrgica”, comenta o patologista Túlio Souza.
Dentre os três casos analisados, apenas no do Hospital Aliança foi possível obter material genético de qualidade para estudo molecular. “Ficamos muito satisfeitos, pois isso demonstra a qualidade e preocupação no preparo do material que chega ao serviço de Anatomia Patológica”, afirma o médico. 
*Annals of Diagnostic Pathology é uma revista dedicada à publicação de estudos com relevância para a prática diária da patologia.

Fonte: Hospital Aliança – 01.04.2014
Compartilhe

Você também pode gostar: