Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Hospital Adventista de Manaus promove congresso de neurologia

Mais de seis milhões de pessoas morrem no mundo por causa do AVC (Acidente Vascular Cerebral), popularmente conhecido como derrame. De acordo com a estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada seis segundos uma pessoa morre em virtude do AVC. No Brasil, ele é a segunda maior causa de morte, totalizando cerca de 100 mil por ano.

Campanhas de conscientização em relação aos sinais de alertas, seus fatores de risco e a urgência de seu tratamento, são medidas que podem contribuir para a redução dos casos. Segundo a Academia Brasileira de Neurologia (ABN), 90% dos casos da doença são evitáveis.

Pensando nisso, o Hospital Adventista de Manaus promoveu o primeiro “Congresso Urgências e Emergências Neurológicas”. O evento teve duração de três dias, alternados por palestras e mesas redondas. Contou com um painel de aproximadamente 25 palestrantes voltados às mais diferentes áreas, neurocirurgiões, neurologistas, infectologista, médicos residentes, enfermeiros, fisioterapeutas e nutricionistas. As inscrições foram abertas ao público voltado a área de equipe multidisciplinar.

A evolução e o crescimento da Neurologia no Amazonas, manejo do AVC hemorrágico e isquêmico e admissão do paciente com suspeita de AVC, foram algumas das temáticas abordadas. O coordenador do congresso, o neurologista, Denis Birman, reforçou que este evento teve como um dos objetivos frisar sobre a importância da conscientização e combate ao AVC.

“Aproveitamos para realizar o lançamento de três novos protocolos voltados a Cefaleia, AVC hemorrágico e isquêmico. A partir deste mês de dezembro, teremos outra novidade que será a nova UTI Neurológica, e isso será algo novo aqui no estado, pois tanto o setor público e privado não oferece esse tipo de serviço”, conclui o neurologista.

Compartilhe

Você também pode gostar: