Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Hospital 9 de Julho promove VIII Jornada de Trauma

Com a presença de palestrantes internacionais, o evento abordará temas como Bioterrorismo e o programa do Dr. Miguel Luna “Pare o Sangramento” para leigos; o curso Hazmat também está na programação

São Paulo, agosto de 2017 – O Hospital 9 de Julho (H9J) realiza no dia 5 de agosto a VIII edição da JornadaInternacional de Trauma para médicos e profissionais de saúde. O objetivo é apresentar aos especialistas brasileiros o que há de novo sobre o tema no mundo. Entre os palestrantes estão os médicos Miguel Angel Luna, diretor do Entrenamiento de Respuesta a Emergencias Especializada y Seguridad (EREES) e Frank G. Walter, da Faculdade de Medicina da Universidade do Arizona.

Um dos mais importantes eventos sobre o tema no País, a Jornada de Trauma reúne o melhor do conhecimento médico na área. Para o Dr. Renato Poggetti, cirurgião especialista na área e coordenador do Centro de Trauma do Hospital 9 de Julho, o atendimento a pacientes com este perfil de lesão exige uma abordagem multidisciplinar dada a complexidade dos quadros, que costumam ter repercussões ósseas, vasculares, neurológicas etc. “Por isso, pensamos em uma programação que atenda às necessidades de médicos de diversas especialidades”, afirma.

Neste ano, serão dois convidados internacionais:

Ø O Dr. Miguel Angel Luna, que irá palestrar sobre o programa “Pare o sangramento”, que ensina a leigos como estancar sangramentos em acidentes com trauma. Segundo o Dr. Poggetti, a ideia do curso surgiu nos EUA, depois do ataque com bombas caseiras durante a Maratona de Boston em 2013, as organizações mundiais de saúde criaram o programa para ajudar pessoas sem conhecimento médico para realizar o primeiro atendimento em situações extremas como ataques terroristas;

Ø Outro nome de peso que falará durante o evento é o americano Dr. Frank G. Walter, da Faculdade de Medicina da Universidade do Arizona. Ele palestrará sobre os ataques com armas químicas e os agentes biológicos usados de forma letal, o chamado bioterrorismo. “É necessário preparar as equipes médicas para atender a situações delicadas como essas”, destaca o Dr. Poggetti.

Acidentes com produtos tóxicos

Em paralelo ao evento, acontecerá o curso Hazmat, voltado para profissionais de saúde que buscam aprimorar o conhecimento no atendimento relacionado a contaminações químicas, com substâncias radioativas e biológicas. O treinamento terá duração de 16 horas.

O objetivo do curso é orientar as equipes médicas sobre como agir em casos de bioterrorismo, quando há uso de produtos tóxicos, mas também como tratar pacientes com envenenamento por pesticida ou com queimaduras químicas. Segundo o Dr. Poggetti, a ideia é embasar os profissionais para tratar traumas que estão cada vez mais comuns: “O profissional de saúde precisa estar preparado para identificar e realizar qualquer tratamento de trauma seja de uma pequena queimadura até situações mais graves como nos ataques terroristas”.

Serviço
Onde: Hotel Maksoud Plaza – Alameda Campinas, 150 – Bela Vista
Quando: 5 de agosto, das 8 às 17h
Público-alvo: médicos e profissionais de saúde
Informações e inscrições: (11) 3147-9644 ou clique aqui.
Programação: Clique aqui

Sobre o Hospital 9 de Julho: fundado em 1955, em São Paulo, o Hospital 9 de Julho tornou-se referência em medicina de alta complexidade com destaque para as áreas de Neurologia, Oncologia, Onco-hematologia, Gastroenterologia, Ortopedia, Urologia e Trauma. Possui um Centro de Medicina Especializada com atendimento em mais de 50 especialidades e 13 Centros de Referência: Centro de Dor e Neurocirurgia Funcional; Rim e Diabetes; Cálculo Renal; Cardiologia; Oncologia; Gastroenterologia; Controle de Peso, Infusão, Medicina do Exercício e do Esporte; Reabilitação; Clínica da Mulher; Longevidade e de Doenças Inflamatórias Intestinais (CDII).

Com cerca de 2,5 mil colaboradores e quatro mil médicos cadastrados, o complexo hospitalar possui 410 leitos, sendo 91 leitos nas Unidades de Terapia Intensiva, Centro Cirúrgico com capacidade para até 22 cirurgias simultâneas, inclusive com duas salas híbridas (com equipamento de Hemodinâmica e Ressonância Magnética) e duas para robótica.

Compartilhe

Você também pode gostar: