Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

HMC é palco do 3º Simpósio de Cirurgia Endovascular no Vale do Aço

O Hospital Márcio Cunha e a Usisaúde realizam no próximo dia 22, das 19h às 22h, o III Simpósio de Cirurgia Endovascular do Vale do Aço, direcionado a médicos cirurgiões vasculares, especialistas em Clínica Médica, hematologistas, cardiologistas e cirurgiões cardíacos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no momento do evento, no auditório da unidade I do hospital.

Com o tema “Tratamento atual do aneurisma de aorta”, o Simpósio terá a presença de um dos maiores especialistas no assunto em todo o mundo, o Dr. Armando Lobato. Membro titular da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular e doutor em Medicina pela Universidade de São Paulo, o médico é diretor do Instituto de Cirurgia Vascular e Endovascular de São Paulo e chefe do serviço da especialidade no Hospital Beneficência Portuguesa.

“Vai ser um grande ganho para o Hospital Márcio Cunha e para a especialidade na região, já que convidamos também profissionais do Vale do Aço, de Governador Valadares e de Caratinga. A presença do Dr. Armando Lobato é muito importante para avançarmos em nosso dia a dia. Suas técnicas endovasculares em cirurgia da aorta, desenvolvidas no Brasil e disseminadas em diversos países, o tornou autoridade no assunto. Há alguns anos, disseminou esse conhecimento também no Brasil, por meio de seus cursos, dos quais tive a oportunidade de fazer parte logo da terceira turma”, destaca o médico cirurgião vascular e endovascular, Luiz Ronaldo Godinho Pereira, um dos organizadores do Simpósio.

Aneurisma e a técnica endovascular

O aneurisma da aorta é causado pela dilatação de um segmento desse vaso sanguíneo e que, muitas vezes, ocorre de forma quase silenciosa. A aorta é a principal artéria do corpo. Ela sai do coração, atravessa o tórax e segue até o abdômen, dando origem a outras artérias (ramos) que levam o sangue aos diversos segmentos do corpo, como as pernas. Daí a preocupação com a doença, que, com o tempo, pode enfraquecer uma parte específica da aorta e até mesmo rompê-la, levando a hemorragia.

“O diagnóstico e o tratamento precoces são as melhores formas para evitar essa complicação da doença. A principal causa dessa dilatação é a aterosclerose, a obstrução das artérias. Idade avançada, tabagismo, hipertensão, hereditariedade, colesterol alto e histórico de outras doenças são fatores indiretos que também podem contribuir para o aneurisma. Por isso é recomendável que homens e mulheres acima dos 50 anos façam um ultrassom abdominal simples como forma de prevenção”, alerta Luiz Ronaldo.

A Cirurgia Endovascular surge como uma opção de tratamento para os casos mais avançados da doença. Considerada uma especialidade menos invasiva dentro da Cirurgia Vascular, por ser realizada com apenas dois cortes na virilha sob anestesia local, a técnica é um avanço, principalmente, para a saúde de pacientes mais idosos. Com menos trauma e recuperação mais rápida, possibilita-os retornarem às atividades cotidianas de forma rápida e segura.

HMC medicos-Cirurgia-Endovascular 20-08-14 49a73Ao lado do diretor do HMC, Mauro Oscar Souza Lima (ao centro), os cirurgiões vasculares Vinícius Godói, Luiz Ronaldo Godinho e Eduardo Nascimento (à esquerda) e Hudson Cruz e Leonardo Dávila (à direita) integram a equipe organizadora do Simpósio

Fonte: Hospital Márcio Cunha – 20.08.2014

Compartilhe

Você também pode gostar: