Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

HCor realiza procedimento intra-uterino com a participação de uma das maiores autoridades mundiais em medicina fetal

Nesta terça-feira (21/03), o Prof. Dr. Jan Deprest, professor de ginecologia e obstetrícia na University Hospitals Leuven, na Bélgica – considerado referência internacional em medicina fetal por liderar pesquisas mundiais em cirurgias fetais intra-uterinas -, vai estar no HCor (Hospital do Coração) para acompanhar a realização de dois procedimentos fetais para correção da mielomeningocele através de mini-histerotomia. O Prof. Dr. Jan Deprest é formado em medicina fetal em Leuven, Leiden (Holanda) e Londres (Reino Unido) e atua no desenvolvimento de instrumentos e técnicas para a cirurgia fetal, com mais de 230 artigos científicos já publicados na área.

Idealizada pelo Dr. Fábio Peralta, coordenador do grupo de cirurgias fetais do HCor, a partir da modificação da técnica original para correção da mielomeningocele intra-uterina, as quais são realizadas no HCor desde 2014, e desenvolvida em conjunto com seus auxiliares Dr. Rafael Botelho e Dra. Karina Jorge, responsáveis pela Obstetrícia e com o neurocirurgião Dr. Antônio de Salles, responsável pelo Departamento de Neurociência do HCor, o novo procedimento é feito por meio de uma pequena incisão de 2,5 a 3,5 cm no útero, através da qual os neurocirurgiões corrigem a mielomeningocele fetal com o auxílio de microscópios de alta resolução.

O procedimento de correção intrauterina da mielomeningocele no HCor: o novo procedimento, realizado entre a 18a e 26a semanas de gestação, é feito por meio de uma pequena incisão de até 3,5 cm no útero e, com o auxílio de microscópios de alta resolução, a correção cirúrgica no feto é realizada. Diferentemente da técnica cirúrgica tradicional, que faz um incisão uterina maior (de 6 cm a 10 cm), esta nova técnica resulta em maior segurança para a gestante durante e após a cirurgia.

Fonte: HCor (Hospital do Coração)

Compartilhe

Você também pode gostar: