Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Felício Rocho é o principal centro Transplantador de Minas Gerais no 1º trimestre

O Hospital Felício Rocho realizou neste final de semana seis transplantes de órgãos. Em um período inferior a 48 horas, foram transplantados quatro rins, 1 fígado e um pâncreas-rim.

Esse êxito na realização de transplantes, segundo a Dra. Sandra Simone Vilaça, coordenadora da Unidade de Transplantes, só acontece em função do Felício Rocho contar com uma equipe de médicos e enfermeiros especializados em transplantes e ser o único Hospital, em Minas Gerais, capacitado para a captação de múltiplos órgãos a longa distância.

“Vale ressaltar que somos o único hospital nível A em transplantes de Minas Gerais e o único a fazer transplante renal intervivo por videolaparoscopia. Com essa técnica, o procedimento, que em outros centros demora de 3 a 4 horas, pode ser realizado em 1h30”, complementa o Dr. Ricardo Gontijo, integrante da esquipe da Unidade de Transplantes.

No primeiro trimestre de 2015, o Hospital Felício Rocho foi o principal centro transplantador de Minas Gerais e o segundo no país, segundo dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO). No período foram realizados 17 transplantes de fígado no estado, sendo que oito foram realizados no Hospital.

Referência

Segundo o Dr. Ricardo Gontijo, integrante da equipe da Unidade de Transplantes, a experiência e o envolvimento dos profissionais e da instituição garantem altas taxas de sucesso nos procedimentos. Os transplantes de pâncreas/rim obtiveram 100% de resultados, os transplantes renais 96% e os transplantes de fígado 90%. Esses índices são semelhantes ao dos principais centros transplantadores do mundo. Dr. Gontijo enfatiza que “é sempre bom lembrar do suporte dos colegas das demais clínicas que compõem o corpo clínico do Hospital”.

Até o dia 25 de maio, foram 19 transplantes de fígado no Felício Rocho.

Confira a relação de transplantes realizados Felício Rocho no primeiro trimestre de 2015:

Rim: 25% dos transplantes realizados em Minas

Fígado: Mais de 50% dos transplantes realizados em Minas

Pâncreas:100% dos transplantes realizados em Minas

Pâncreas e rim:100% dos transplantes realizados em Minas

Fonte: Hospital Felício Rocho – 01.06.2015

Compartilhe

Você também pode gostar: