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Emergência do Hospital Mãe de Deus amplia capacidade e oferece atendimento inédito ainda mais humano, ágil e seguro

O Hospital Mãe de Deus, certificado como “Hospital de Referência” para a Copa do Mundo 2014, acaba de concluir as melhorias e ampliações em sua área de Emergência e Pronto-Atendimento, com o objetivo de aprimorar ainda mais o atendimento durante o período da Copa do Mundo com impacto positivo e permanente para toda a comunidade. A principal modificação é a adoção de um modelo de acolhimento inovador em emergências do Estado e que contempla a separação física dos atendimentos de alta e de média e baixa complexidade.

Para isso, o HMD investiu na criação de um ambiente específico  para os casos de baixa complexidade, que representam cerca de 70% dos atendimentos. Esses pacientes passarão por triagem inicial e, em seguida, serão encaminhados para esta nova área e atendidos nos consultórios médicos do local. O novo modelo também prevê um atendimento especial para os acompanhantes dos pacientes, com um fluxo de informações mais ágil sobre cada caso.

Segundo o diretor geral do Sistema de Saúde Mãe de Deus, Claudio Seferin, o objetivo é atender os pacientes em menos tempo, descongestionando a emergência e dando atenção personalizada a cada paciente e familiar, de acordo com suas necessidades médicas. “A capacidade resolutiva será exercitada ao máximo nesse modelo”, afirma. Seguindo a premissa de reorganização do processo de atendimento, para proporcionar ainda mais agilidade e segurança, uma Sala de Monitoramento e Controle de fluxo de pacientes será responsável pelo sistema de gerenciamento do atendimento de cada paciente bem como os tempos demandados em cada etapa, como exames, medicação, espera por atendimento e período de internação, entre outras informações em tempo real.

O sistema será abastecido com informações permanentes repassadas por uma equipe de enfermagem treinada para este acompanhamento. Além de organizar melhor o fluxo de atendimento, a Sala de Controle acusará quando os tempos estipulados para cada etapa não forem cumpridos.  Esse modelo foi implantado no HPS Canoas em 2013 com ótimos resultados.

Localizada na própria emergência do hospital, a Sala de Controle está vai gerar relatórios completos, que servirão de base de informação para os acompanhantes. Uma equipe de técnicos de enfermagem está dedicada a dar notícias e atender os familiares sempre que solicitados e eventualmente acompanhá-los em visitas aos pacientes.

Os investimentos na remodelação foram de R$ 5 milhões. A nova área da emergência contará com 5 consultórios e sala de medicação com seis lugares. O local onde já funcionava a área de emergência ficará dedicado exclusivamente para pacientes de alta complexidade. Essa estrutura também  foi ampliada. A sala de observação, que tinha nove leitos, passará a ter mais sete. A UTI da emergência ganhará mais três leitos além dos dez 10 atuais. O acesso será ampliado.

Uma central de telemedicina com médicos treinados dará apoio a toda a rede de Emergência do Mãe de Deus, em Canoas (Hospital Pronto-Socorro) e no litoral (Capão da Canoas e Torres). Nos dias de jogos ou eventos no estádio Beira Rio, durante a Copa do Mundo ou após, a Central de Telemedicina dará apoio médico especializado diretamente às equipes médicas localizadas no estádio, em sala especialmente equipada para esse fim.

O conjunto de ações que entregam para Porto Alegre um modelo inovador de emergência hospitalar deverão resultar no aumento de 30% na capacidade atual.

Fonte: Hospital Mãe de Deus – 09.06.2014

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