Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Einstein comemora 15 anos atendendo ao SUS

A Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, mantenedora do Hospital Israelita Albert Einstein foi criada há 61 anos com o intuito de agradecer o acolhimento de sua comunidade entre os brasileiros e de atuar, de forma relevante na Sociedade, entregando um sistema de saúde que fizesse a diferença para os brasileiros.

Começou prestando atendimento gratuito de pediatria às crianças da comunidade de Paraisópolis e em 1997 criou o Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis (PECP) para prestar assistência médica e socioeducativa para 10 mil crianças e suas famílias.

Em 2001, o Einstein assumiu um importante projeto de parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo ao tornar-se gestor de seis Unidade Básicas de Saúde (UBS). Hoje o Einstein administra equipamentos de saúde em todo o distrito do Campo Limpo e Vila Andrade (zona sul da cidade de São Paulo), contando com mais de 3700 profissionais.

Após 15 anos de trabalho conjunto com a Prefeitura, importantes marcos foram fixados na região com relação ao acesso e aos indicadores de saúde que melhoraram substancialmente.

A cobertura das equipes de saúde da família, que visitam os domicílios com um trabalho de promoção e prevenção de saúde, como o controle de pacientes crônicos, a atenção à gestante e a cobertura vacinal, passou de inexistente em 2001 para 74% de residências com acompanhamento.

Com isso, a taxa de gestantes com vacinação em dia hoje alcança 96% na região e 82% das gestantes têm, no mínimo, sete consultas pré-natais e, 98% das crianças abaixo de um ano estão vacinadas e com a caderneta em dia.

O acesso à primeira consulta odontológica dobrou nesses 15 anos e programas como o NASF levam a atenção multidisciplinar às residências, com consultas com nutricionista, fonoaudiólogo, psicólogo e fisioterapeuta.

A taxa de mortalidade infantil (por mil nascidos vivos) reduziu de 15,6% para 10,1%. Além disso, os Programas Ambientes Verdes e Saudáveis, que acontecem em todas as UBSs vêm proporcionando um maior contato e responsabilidade dos moradores para com as questões como o saneamento, o lixo descartado, o cuidado com praças e outros espaços e procurando melhorar os bairros para um impacto positivo também na saúde da população.

Os indicadores demonstram que projetos de parceria público-privada podem proporcionar bons resultados para a comunidade e garantir melhoria no atendimento à população com saúde básica e prevenção, oferta de saúde secundária e atendimento em diferentes especialidades, inclusive de alta complexidade. O desdobramento do projeto proporcionou aperfeiçoamento na atenção à saúde da população e contribuiu para que um dos hospitais públicos administrados pelo Einstein, o Hospital Municipal Dr. Moisés Deustch – M’ Boi Mirim, fosse reconhecido como um dos dez melhores hospitais públicos do país, pela ONA – Organização Nacional de Acreditação.

Além da gestão do M’ Boi Mirim, em 2015 o Einstein iniciou a administração do Hospital Municipal Vila Santa Catarina – Dr. Gilson de Cássia Marques de Carvalho, o primeiro hospital de alta complexidade do município, que dispõe de uma estrutura de atendimento totalmente dedicada ao SUS, com serviços como transplante de órgãos, oncologia e atenção materno-infantil de alto risco, atuação na área ambulatorial, de internação e serviços de apoio diagnóstico e terapêutico. Atende cerca de 700 mil pessoas, dispõe de 271 leitos, sendo 231 para internação e 40 especiais (100% destinados ao SUS) e tem capacidade para atender cerca de 1200 pacientes por mês nos setores de internação clínica, cirurgia, oncologia, transplantes e maternidade.

Fonte: Hospital Israelita Albert Einstein

Compartilhe

Você também pode gostar: