Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Dia Mundial do Rim: Transplante é método mais efetivo para reabilitar pacientes com insuficiência renal crônica

Hospital Samaritano de São Paulo é referência em transplantes renais em crianças de baixo peso

12 de Março é lembrado como o Dia Mundial do Rim, data em que são realizadas ações em todo o mundo com o objetivo de divulgar informações relacionadas às doenças renais.

A insuficiência renal crônica ocorre quando há perda progressiva e irreversível da função dos rins. Por ser lenta e progressiva, esta perda resulta em processos adaptativos que, até um certo ponto, mantêm o paciente sem sintomas da doença. Até que tenham perdido cerca de 50% de sua função renal, os pacientes permanecem quase sem sintomas. A partir daí, podem aparecer sinais que nem sempre incomodam. Tais como, anemia leve, pressão alta, edema (inchaço) dos olhos e pés, mudança nos hábitos de urinar (levantar diversas vezes à noite para urinar) e do aspecto da urina (urina muito clara, sangue na urina, etc). Quando os dois rins juntos funcionam menos de 15%, torna-se necessário o uso de outros métodos de tratamento: diálise ou transplante renal.

Segundo a nefrologista pediátrica do Hospital Samaritano de São Paulo, Dra. Maria Fernanda Camargo, o transplante é o método mais efetivo para a reabilitação de pacientes com insuficiência renal crônica, inclusive em crianças. “O transplante renal pediátrico implica quase sempre em maior dificuldade técnica pela desproporção entre as estruturas anatômicas do doador e do receptor infantil e pelo menor calibre de vasos sanguíneos. O transplante não é a cura, mas um tratamento que proporciona ao paciente uma qualidade de vida próxima do normal”, afirma.

O Hospital Samaritano de São Paulo é referência em transplante renal infantil e uma das poucas instituições brasileiras a realizar transplantes renais em crianças de baixo peso e de pouca idade. Já foram realizados 234 procedimentos infantis, sendo 85 deles em crianças de baixo peso, atendendo também demandas do SUS – Sistema Único de Saúde.

No mundo, a média de idade para a realização de transplante renal é de 12 anos, com um peso entre 30Kg e 40Kg. No Samaritano a média de idade dos pacientes é de nove anos, sendo que 39% têm menos de seis anos. Além disso, as crianças transplantadas na Instituição tem média de 20Kg e mais de 30% têm menos do que 15Kg.

Poucos Hospitais tratam tais casos devido a sua alta complexidade e necessidade de estrutura hospitalar adequada, com profissionais especializados. Os números com relação aos transplantes pediátricos são muito positivos, já que houve 100% de sobrevida dos pacientes e do enxerto de doadores vivos e 89% de sobrevida do enxerto de doadores falecidos.

O Centro de Transplante Renal Infantil do Hospital Samaritano conta com equipe multidisciplinar especializada em transplantes renais, com nefrologistas, nefropediatras, enfermeiros, nutricionista, psicólogo, assistente social, entre outros profissionais, com o respaldo de uma moderna UTI pediátrica. Além disso, realiza um trabalho pioneiro em nefrologia infantil, sendo a primeira instituição de saúde privada a contar com uma unidade de hemodiálise específica para essa faixa etária.

Hospital Samaritano de São Paulo

Um dos principais centros de excelência em saúde do País, o Hospital Samaritano de São Paulo completou 121 anos de atividades em 2015. Fundado em 25 de janeiro de 1894, nasceu como primeiro hospital privado da capital paulista e hoje é uma das poucas instituições de saúde que permanece em atividade, em duas passagens de séculos, com recursos do próprio negócio.

É um hospital especializado em Cardiologia, Gastroenterologia, Neurologia, Ortopedia, Oncologia, Trauma, Transplante, Urologia e Ginecologia, Obstetrícia e Perinatologia, com atendimento completo e integrado aos pacientes, com acompanhamento em todas as etapas do tratamento. Além disso, oferece Serviço de Emergência Especializada 24 horas em Ortopedia, Cardiologia, Neurologia e Trauma.

O Complexo Hospitalar do Hospital Samaritano conta com 19 andares, 310 leitos de internação e Unidade de Terapia Intensiva, além de um Centro Cirúrgico com 16 salas para a realização de procedimentos de alta complexidade. Desde 2004, é certificado pela Joint Commission International (JCI), um dos mais importantes órgãos certificadores de padrões de qualidade hospitalar no mundo.

Fonte: Samaritano – 12.03.2015

Compartilhe

Você também pode gostar: