Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Dia do Contador de Histórias é comemorado no próximo domingo, 20

Santa Casa da Bahia promove capacitação gratuita para quem quer atuar nesta e em outras atividades voluntárias

Uma das atividades que a Santa Casa da Bahia promove no seu curso de capacitação e treinamento para voluntários é a de Contador de Histórias, que já tem um dia comemorativo: 20 de março. Dos quase 200 voluntários que atuam na Santa Casa da Bahia, quinze são contadores de histórias em atividade no Hospital Santa Izabel e no Centro de Educação Infantil Juracy Magalhães, ambos localizados no bairro de Nazaré. O curso de capacitação e treinamento é ofertado gratuitamente para pessoas que desejam se iniciar no voluntariado.

No contexto hospitalar, o contador de histórias contribui com a humanização do atendimento, promovendo entretenimento e cultura por meio da leitura e encenação de contos infantis. De acordo com a psicóloga Ana Cristina Matos, coordenadora do Voluntariado da Santa Casa da Bahia, a prática da Contação de Histórias traz inúmeros benefícios. “Sobretudo em um ambiente hospitalar, a contação de histórias faz o paciente ressignificar conteúdos psicológicos relevantes, o que reflete na melhora de sua autoestima e adesão ao tratamento, ajudando-o a esquecer o foco da doença”.

Washington Santos Alves conta histórias para crianças internadas no Hospital Santa Izabel desde 2009. “Sempre quis ser voluntário. Não há nada mais importante e bonito do que fazer algo de bom pelo outro”, afirma. Analista de sistemas com mais de 30 anos de experiência no mercado, ele buscava incessantemente algo que completasse a sua vida, além do ambiente corporativo e da carreira profissional. “Precisava de algo que justificasse o meu ‘estar’ nesse mundo. Ao descobrir a arte da contação, encontrei unidas três coisas que eu sempre amei: crianças, ler e narrar histórias, o que sempre fiz para meus filhos, sobrinhos e afilhados”.

Para se tornar um voluntário da Santa Casa da Bahia, basta dispor de tempo e vontade para fazer o bem. Inscrições para o curso são abertas de acordo com a demanda. Depois de uma capacitação básica, o voluntário é preparado para atuar na área de sua preferência. O treinamento dos contadores de histórias hospitalares dura quatro meses e conta com aulas teóricas e práticas e acompanhamento psicológico. Mais informações: 2203-9626.

Fonte: Santa Casa da Bahia – 18.03.2016

Compartilhe

Você também pode gostar: