Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Avanço da Neonatologia no Hospital e Maternidade Santa Joana contribui para desfechos positivos de bebês prematuros

Mês dedicado à causa reforça ações de conscientização sobre a prematuridade e a instituição apresenta evolução da neonatologia ao longo das décadas como uma perspectiva de desfechos positivos aos recém-nascidos pré-termos

O mês de novembro é lembrado mundialmente em prol da sensibilização da prematuridade, questão que afeta 10% dos bebês nascidos no Brasil de acordo com o Ministério da Saúde. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), em todo o mundo, 30 milhões de bebês nascem prematuros. O alto índice de prematuros na atualidade chama atenção, mas são os avanços na medicina na área da Neonatologia têm possibilitado a excelência no cuidado e o consequente sucesso no desenvolvimento e saúde dos bebês que chegam ao mundo antes da hora. O Hospital e Maternidade Santa Joana oferece excelência na assistência com prematuros alinhada à alta tecnologia no ramo e as constantes atualizações da especialidade.

São considerados prematuros, ou chamados de pré-termos, os bebês que nascem antes de completar 37 semanas de gestação. Esses pequenos têm diversas peculiaridades e demandam de assistência constante, pois têm órgãos frágeis, baixo peso e ainda não estão completamente formados. Ainda segundo a ONU, em 2017, em torno de 2,5 milhões de recém-nascidos morreram nos primeiros 28 dias de vida, a maioria por causas evitáveis. Cerca de 80% dessas crianças tinham baixo peso ao nascer e em torno de 65% eram prematuras. Por isso, o acompanhamento é tão essencial por meio do atendimento de uma equipe multidisciplinar e permanência na UTI Neonatal (Unidade de Terapia Intensiva), que consegue transformar a incubadora em útero materno, onde o bebê vai concluir seu amadurecimento. Essas câmaras oferecem raios UV, oxigênio, nutrição e isolamento de qualquer ameaça ao sistema imunológico. Além disso, elas permitem monitoramento constante do peso, frequência cardíaca e cerebral da criança.

O Santa Joana conta com uma UTI Neonatal que é referência internacional e está filiada à rede Vermont Oxford, que permite a comparação dos resultados conquistados na assistência de recém-nascidos menores de 1500g entre 1200 UTI neonatais no mundo com o objetivo de aprimorar os protocolos clínicos e obter os melhores resultados no tratamento dos bebês prematuros. Em 2018, o Hospital e Maternidade Santa Joana cuidou de mais de 230 bebês prematuros com menos de 1.500 gramas, do tamanho da palma da mão, e de mais de 100 bebês com menos de 1000g.

“Apesar da ampla gama de recursos tecnológicos e a necessidade de constante atualização, o que se modifica com mais frequência são os protocolos no cotidiano da Maternidade, que vão sendo aprimorados de acordo com a experiência de quem atende um grande volume de casos prematuros há muito tempo”, comenta a Dra. Filomena Bernardes de Mello, neonatologista do Hospital e Maternidade Santa Joana. A especialista também afirma ainda que três quartos das vidas dos bebês nascidos precocemente podem ser salvas com cuidados essenciais durante o parto e no período pós-natal.

A Medicina Fetal também é um dos recursos que reduziu as taxas de prematuros. A especialidade foi criada para acompanhar todos os passos do desenvolvimento do feto por meio de diagnósticos avançados e monitoramento, especialmente em gestações de risco. O Santa Joana foi pioneiro nesse ramo e o primeiro hospital privado da América Latina a ter um departamento especializado em Medicina Fetal.

A área avançou tanto que permite corrigir, por meio de cirurgias, problemas identificados no feto antes do nascimento, evitando agravos, doenças e reduzindo a prematuridade. As cirurgias fetais têm se tornado cada vez mais sofisticadas e seguras, permitindo garantir um prognóstico muito melhor para o feto e uma gravidez mais segura. Uma delas é a cirurgia a céu aberto, realizada com o útero da mãe exposto e o feto submetido a uma operação direta. Essa técnica é usada principalmente no tratamento da mielomeningocele, malformação congênita da coluna vertebral da criança.

“O conhecimento cada vez mais especializado na área de Neonatologia, alinhado às práticas minimamente invasivas em toda a assistência ao prematuro resultaram em significativa redução da morbidade”, explica a Dra. Filomena.

E mesmo com os recursos, quais seriam as causas das altas taxas de prematuridade nos dias de hoje? Uma das questões deve-se às mudanças culturais na sociedade, sendo que as mulheres estão engravidando mais tarde e em muitos casos recorrendo aos métodos de reprodução assistida. Para garantir o sucesso na fertilização, mais óvulos são colocados nas tentativas, desencadeando em um índice maior de gestações gemelares – o que impacta significativamente na incidência de bebês prematuros. Outro fator que pode justificar também está ligado à vida contemporânea, em que as pessoas têm uma rotina cada vez mais sedentária, com hábitos de vida pouco saudáveis, que geram problemas de saúde na mãe e impactam diretamente na saúde do bebê.

Muitos casos de prematuridade podem ser amenizados ou tratados hoje em dia, devido aos avanços na medicina e na tecnologia. Antes, sem tantas opções, a chance de vida era menor do que 10%. No caso dos prematuros extremos as chances eram quase zero. Aqueles que nasciam prematuros, pesando menos de um quilo tinham 50% de chance de viver. Atualmente, com boa assistência e tantos avanços, as chances saltam para 90%.

As chances cresceram de maneira significativa, pois antigamente, assim que um problema era identificado o feto era retirado do útero da mãe sem perspectiva de vida. Atualmente, com a amplitude de recursos, o bebê consegue ser tratado e mantido por mais tempo na barriga da mãe. E mesmo se saírem antes da hora, os avanços tecnológicos conseguem criar nas UTI Neonatais uma extensão do útero materno dentro das incubadoras.

Sobre o Hospital e Maternidade Santa Joana

O Hospital e Maternidade Santa Joana é reconhecido como um grande centro especializado nos cuidados com a saúde integral da mulher e do neonato, além de oferecer serviços de alta complexidade para gestações de risco.

Referência internacional no atendimento de prematuros de alta complexidade no Brasil, com UTI Neonatal especializada no tratamento de bebês com problemas neurológicos. Além disso, conta com outros quatro protocolos de atendimento voltados para nascimentos pré-termo em suas UTIs Neonatais, dentre eles cirúrgico, cardíaco, prematuro extremo e longa permanência, e UTI Adulto – todas equipadas com o que há de mais avançado no segmento. O Santa Joana também oferece serviços de Medicina Fetal, Centros de Endometriose e Imunização. Uma das Instituições que mais investem em tecnologia hospitalar e infraestrutura é acreditado pela Joint Commission International (JCI), a mais importante certificação hospitalar do mundo, que atesta a excelência do hospital em segurança do paciente e qualidade do atendimento. Visite o site: www.santajoana.com.br.

Compartilhe

Você também pode gostar: