Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Anestesia do Vera Cruz Hospital conquista mais alto nível de certificação internacional

Grupo Care Anestesia, responsável pela equipe de especialistas da unidade, conquistou o Qmentum Diamond; hospital se torna o primeiro no mundo a ser qualificado durante a pandemia do novo coronavírus e no formato online

O Grupo Care Anestesia, responsável pela equipe de especialistas do Vera Cruz Hospital em Campinas, conquistou o mais alto nível de certificação internacional, o Qmentum Diamond. Com a nova acreditação, o hospital se torna o primeiro no mundo a ser qualificado durante a pandemia do novo coronavírus e no formato on-line. O certificado canadense é um dos mais complexos e rigorosos e está entre as duas maiores acreditadoras mundiais, segundo o coordenador de anestesia do Vera Cruz, Gabriel José Redondano Oliveira. A novidade foi adquirida após intenso processo de adaptação. “Sempre buscamos ferramentas para entregar a melhor e mais transparente experiência em qualidade, segurança e alta performance de atendimento, por isso, hoje estamos entre as cinco únicas equipes de anestesistas mais certificadas no mundo”, conta o médico.

De acordo com ele, o processo, que deveria ocorrer em dois anos, contou com seis visitas da acreditadora, mas foi concluído em apenas um ano e meio, mesmo em meio à pandemia. “A iniciativa faz parte do processo de criação de um Departamento de Qualidade dentro da especialidade, e que conta com mais de 20 indicadores de avaliação e satisfação, e que realiza análises mensais dos procedimentos feitos no Vera Cruz Hospital”, explica o coordenador. “O Vera Cruz, que sempre está em busca de inovação, foi nosso principal apoiador nessa conquista, já que o hospital tem entre os seus principais objetivos alinhar as melhores práticas da medicina a favor do paciente. Não se trata somente de um certificado e, sim, de uma mudança de cultura”, comemora.

Alta performance

O certificado, segundo o coordenador, trata de um processo de avaliação que orienta e monitora os padrões de alta performance para que as organizações melhorem constantemente o seu desempenho. Entre os objetivos estão: redução no potencial de ocorrência de incidentes de segurança, aprimoramento contínuo de padrões de excelência e visão voltada para o cuidado centrado no paciente. “A acreditação aprimora as práticas seguras de administração e manipulação de medicamentos, melhorias no atendimento e acompanhamento dos pacientes antes, durante e após o tratamento, além de fornecer treinamento e aperfeiçoamento constante da equipe”, explica. “Estávamos e ainda estamos enfrentando uma doença desafiadora e que exigiu diversas adaptações. Acho que mais esse desafio veio para provar a nossa capacidade e excelência”, conta. É importante ressaltar ainda que a Qmentum, em todo seu processo de acreditação, incentivou e cobrou o nosso engajamento, mesmo que no formado online. Temos muito a comemorar”, completou Oliveira.

Compartilhe

Você também pode gostar: