Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Alimentação adequada pode agilizar o processo de alta hospitalar

Tema foi debatido em simpósio da Beneficência Portuguesa de São Paulo

Tão importante quanto o tratamento de saúde é a dieta do paciente, que influencia diretamente na sua recuperação. Por isso, hoje, o serviço de nutrição de um hospital representa um passo fundamental no atendimento ao doente, podendo reduzir complicações e até o tempo de internação.

Estudos indicam que 30-50% dos pacientes tornam-se desnutridos durante a internação hospitalar.  De acordo com Mirian Martinez, nutricionista da Beneficência Portuguesa de São Paulo, a desnutrição pode trazer outros desdobramentos para os assistidos, incluindo taxas mais altas de infecção, má cicatrização de feridas, maior tempo de permanência hospitalar e maior frequência de readmissão.

A especialista reforça ainda que para os pacientes com câncer o trabalho do nutricionista vai além de nutrir. “Temos que dar conforto e adaptar as necessidades que cada paciente irá apresentar. A nutrição possibilita o aumento da imunidade, ação em resposta inflamatória, podendo assim, melhorar os resultados do tratamento”, explica a especialista.

Esses dados reforçam a necessidade cada vez mais evidente de uma equipe multidisciplinar. Pensando nisso, a Beneficência Portuguesa de São Paulo promoveu o I Simpósio Multidisciplinar em Nutrição, com o objetivo de discutir temas da atualidade e explicar o papel da área na evolução clínica e a recuperação do paciente.

Profissionais de várias instituições estiveram presentes no evento e palestras como “Distúrbios gastrointestinais no tratamento do câncer” e “Intolerância alimentares: novo cenário na prática assistencial, moda ou realidade?” também foram discutidos. A palestra de encerramento foi sobre abreviação do jejum com o Prof. José Eduardo Aguilar Nascimento, maior referência do Brasil sobre o tema.

Sobre Beneficência Portuguesa de São Paulo

Fundada em 1859, a Beneficência Portuguesa de São Paulo (www.beneficencia.org.br) é a maior instituição hospitalar privada da América Latina, contando com aproximadamente 7.500 colaboradores e 3.000 médicos, e com uma gestão baseada na qualidade assistencial, humanização, ensino e pesquisa, além de um corpo clínico formado por renomados especialistas. A instituição é referência no atendimento médico hospitalar em mais de 50 especialidades, como cardiologia, oncologia, neurologia, gastroenterologia, ortopedia, urologia, entre outras. Atualmente, a Beneficência Portuguesa conta com três hospitais que somam mais de 1.200 mil leitos de internação. O Hospital São Joaquim, primeiro pilar da Instituição, realiza atendimento ao Pronto Socorro, UTIs, Internações e Cirurgias. Em 2007, foi inaugurado o Hospital São José, que se destaca pelo atendimento oncológico com padrões internacionais, entre outras especialidades. Em 2012, o Hospital Santo Antônio foi criado com o objetivo de oferecer atendimento a pacientes usuários do Sistema Único de Saúde, reforçando a responsabilidade social e carácter beneficente da Associação. Já em 2013, a Instituição criou o Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes para ser um dos maiores e mais completos núcleos de tratamento de câncer no país.

Fonte: Beneficência Portuguesa de São Paulo – 01.04.2016

Compartilhe

Você também pode gostar: