Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Ação sustentável realizada pelo Moinhos de Vento reduz impacto ambiental e gera economia

Frascos de soro transformados em sacos de lixo. Toneladas de materiais impressos que geram rolos de papel higiênico, evitando o consumo de 2% da matéria prima de uma árvore adulta com 10 metros de altura. Estes são apenas alguns dos resultados do Projeto Bumerangue, ação sustentável realizada no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. O objetivo é simples e reflete o significado do nome: vai resíduo e volta insumo.

O programa, que entrou em funcionamento no ano passado, encaminha corretamente os resíduos com alto poder de reciclagem, como frascos de soro, embalagens de polietileno, bombonas de água, papel e papelão, fazendo com que o material retorne para utilização no próprio Hospital.

“Muitos buscam atingir primeiro o pilar da sustentabilidade econômica com a venda de resíduos gerados dentro dos hospitais, comercializando esse material para gerar recursos e investir em outras necessidades. Já o Moinhos de Vento firmou parcerias com empresas privadas e no primeiro mês reciclamos seis toneladas de papel que voltou a ser utilizado. Deixamos de comprar papel higiênico para algumas áreas administrativas, reduzindo assim o consumo de recursos naturais e gerando como consequência, queda nos gastos com compra de insumos”, revela o responsável pelo projeto estratégico gestão ambiental,Rogério Almeida da Silva.

Papel e papelão

Devido a necessidade de descartar papéis com informações sigilosas, foi necessário fazer um trabalho especial para garantir a segurança da informação contida nos documentos. Para isso, era preciso armazená-los com segurança e logo após destruí-lo, garantindo a seguridade do processo. O retorno foi significativo logo no primeiro encaminhamento, que somou 3.804 quilos de papel e papelão em duas semanas. O resultado da reciclagem gerou 35 fardos de papel higiênico com oito rolos de 300 metros cada.

A garantia de que o reaproveitamento do material não gera qualquer risco à saúde são as diversas análises bacteriológicas realizadas, além das certificações do INMETRO e ANVISA.

Plástico

A Instituição utiliza uma quantidade significativa de frascos e embalagens plásticas. Esse material é segregado, armazenado encaminhado para indústria. Após o processo, retorna para a Instituição como sacos de lixo com capacidade para 60 litros.

Impacto Ambiental

Com o Projeto Bumerangue reciclando mais de três mil quilos de papel, deixou-se de consumir papel higiênico extraído de celulose, equivalente a 50 kg da matéria oriunda de árvores nativas como o eucalipto e pinho.

Além da redução do impacto ambiental, o econômico foi uma consequência. Cada fardo de papel higiênico comprado pela Instituição custa R$ 69,84. O retorno com os 35 fardos reciclados gerou uma economia de R$ 2.444,40 em apenas um mês.

Fonte: Hospital Moinhos de Vento – 07.04.2015

Compartilhe

Você também pode gostar: