Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

3 de junho – Dia da Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantil

Um problema que tem tirado o sono de muitos pais e que deve ser acompanhado de perto por especialistas, a obesidade infantil tem afetado mais de 2 milhões de crianças por ano no Brasil. A obesidade é uma condição em que a criança está significativamente acima do peso para sua idade e altura. Os sintomas mais comuns são sobrepeso, compulsão alimentar periódica, falta de ar, obesidade abdominal ou vida sedentária. Ela pode causar diabetes, pressão arterial alta e níveis elevados de colesterol. Por isso, a preocupação dos especialistas em começar um tratamento o mais breve possível após identificar o problema. 

O tratamento é basicamente a mudança nos hábitos alimentares, melhorar a dieta e o condicionamento físico. Ajudar a criança a conseguir um peso saudável é responsabilidade de toda a família.

Os principais cuidados recomendados pelos especialistas são: uma dieta pobre em carboidratos, com restrição de grãos e de vegetais ricos em amido e  com ênfase nos  alimentos ricos em proteína;  além da redução da ingestão de alimentos ricos em gordura, como laticínios, óleo e carne vermelha para melhorar a saúde cardiovascular. É importante limitar o tempo que as crianças passam assistindo TV, jogando videogames, utilizando computadores, tablets e smartphones, e colocá-los para realizar atividade aeróbica por 20 a 30 minutos, cinco dias por semana. A perda de peso pode melhorar a condição cardiovascular e reduzir o risco de complicações relacionadas à obesidade.

Fonte: Hospital Israelita Albert Einstein

Compartilhe

Você também pode gostar: