Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

27 de novembro – Dia Nacional de Combate ao Câncer

A.C.Camargo e MorumbiShopping se unem em ação que mostra o câncer como uma doença que pode ser prevenida e diagnosticada cedo

Os vilões quando o assunto é câncer são o tabagismo, álcool em excesso, exposição aos raios solares, alimentação desequilibrada, sedentarismo, obesidade e contato com vírus e bactérias como HPV e Hepatites B e C e também o diagnóstico tardio. As boas notícias são que 9 entre 10 casos podem ser prevenidos por meio de hábitos de vida saudáveis e os tumores diagnosticados em fase inicial são tratados com sucesso em mais de 90% dos casos. Estes serão os focos de ação interativa do A.C.Camargo no Morumbi Shopping de 27 a 30 de novembro em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Câncer

O A.C.Camargo Cancer Center, referência mundial em prevenção, ensino e pesquisa do câncer lançará no MorumbiShopping na próxima quinta, 27 – Dia Nacional de Combate ao Câncer – a ação Doe Sorrisos, cuja proposta é disseminar por meio de uma ação lúdica a importância de levar para a rotina pessoal, familiar e profissional hábitos de vida saudáveis que ajudam a prevenir o desenvolvimento do câncer e também a espalhar a mensagem da importância do diagnóstico precoce, pois descobrir o câncer em fase inicial possibilita o sucesso do tratamento em mais de 90% dos casos.

Durante quatro dias de ação (quinta a domingo), a interação poderá ser tanto presencial quanto virtual. Presencialmente, no estande da ação, o público poderá ter o seu sorriso fotografado. Uma versão impressa será entregue ao participante e, em tempo real, a imagem será inserida em uma vitrine digital montada no local. A vitrine digital receberá também fotos enviadas remotamente por meio de upload no site www.accamargo.org.br/doesorrisos e também ficarão disponíveis nesse ambiente virtual. Paralelamente, as fotos também poderão ser copartilhadas nas mídias sociais para que a abrangência dessa causa seja ainda maior.

“Com essa iniciativa, cada participante, em qualquer local, que venha a doar o seu sorriso estará contribuindo para difundir para seus amigos e familiares a importância do diagnóstico precoce e da adoção de hábitos de vida saudáveis que são aliados fundamentais no combate ao câncer”, destaca a Superintendente de Marketing do A.C.Camargo, Adriana Seixas Braga.

Atenção aos fatores de risco – Apenas 1 em cada 10 casos de câncer diagnosticados tem relação comprovada com herança familiar. Por sua vez, acredita-se que 9 em cada 10 casos de câncer estão ligados à interação do ser humano com o meio ambiente, seja por hábitos nem sempre saudáveis, seja por meio da exposição a fatores e agentes de diferentes origens. Os principais fatores de risco para o desenvolvimento de câncer são o tabagismo, álcool, exposição aos raios solares, alimentação carregada de conservantes, contato com substâncias químicas nocivas e também vírus e bactérias como HPV e Hepatites B e C. Os especialistas recomendam a realização regular de caminhadas  e atividades físicas, manter uma alimentação equilibrada, sem exageros, comendo bem, mas com moderação, assim como ficar longe do cigarro e, quanto às bebidas alcoólicas, evitar principalmente os destilados e, com vinho e cerveja, moderação sempre. Já o consumo de carne vermelha está relacionado ao riscoaumentado para câncer de intestino e deve ser moderado. É válido também evitar o consumo de alimentos embutidos e defumados, que contêm conservantes e agentes químicos de poder cancerígeno. Por outro lado,  o consumo de frutas e verduras tem efeito protetor, reduzindo os riscos de câncer. 

Diagnóstico precoce – A maioria dos tumores mais incidentes na população brasileira podem ser diagnosticados em fase inicial de seu desenvolvimento por meio de métodos de rastreamento. Para as mulheres, o exame de papanicolau deve ser feito anualmente desde o início da vida sexual para se diagnosticar o câncer de colo do útero. Já a mamografia deve entrar no calendário a partir dos 40 anos das mulheres sem sintomas ou história familiar. “Com diagnóstico precoce e tratamento apropriado, as chances de sucesso no tratamento podem superar 90%, a baixo custo e sem mutilação. Se for esperar identificar pelo exame de toque, o estágio já estará avançado”, explica o cirurgião oncologista e vice-presidente do A.C.Camargo Cancer Center, Ademar Lopes.

No caso dos homens, cujo tumor mais incidente é o de próstata, a idade mínima preconizada para realizar o primeiro rastreamento com PSA e toque retal é 50 anos, antecipando para 45 anos em pacientes de pele negra, obesos, com história familiar ou em caso de mutação nos genes BRCA 1 ou 2, os mesmos que estão ligados a síndrome de câncer de mama e ovário.

Homens e mulheres devem fazer a colonoscopia como método de rastreamento de câncer de intestino. É um exame indicado para indivíduos assintomáticos (que não apresentam sintomas) a partir dos 50 anos e com repetição a cada 5 ou 10 anos (de acordo com orientação médica). Caso haja um ou mais episódios de câncer colorretal em parentes de 1º grau, a primeira colonoscopia é recomendada a partir dos 40 anos e com repetição anual. Outra opção para o rastreamento populacional é a pesquisa de sangue oculto nas fezes. Esse teste é menos invasivo e mais barato, porém deve ser realizado anualmente. Indivíduos com teste de sangue oculto positivo devem fazer colonoscopia.

Em todos os tipos de câncer, ressalta Ademar Lopes, o início dos cuidados deve ser antecipado se houver casos na família. A recomendação é que os exames comecem a ser feitos quando a pessoa tiver 10 ou 15 anos a menos do que tinha o familiar quando descobriu a doença. “Isso significa que, se a mãe da paciente teve câncer de mama aos 40, ela deve fazer mamografia a partir dos 25, 30 anos de idade. Outro exemplo é o câncer de intestino, que em caso de hereditariedade os exames devem começar ainda mais cedo”, destaca Lopes.

SERVIÇO
Realização: A.C.Camargo Cancer Center
Ação: Doe Sorrisos – em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Câncer
Data: 27 a 30 de novembro de 2014
Local: Morumbi Shopping – PISO SUPERIOR
Endereço: Avenida Roque Petroni Junior, 1089, Morumbi, São Paulo – SP
Horários: das 10 às 22h (dias 27, 28 e 29) e das 10 às 20h (dia 30)

Sobre o A.C.Camargo Cancer Center –  Instituição privada sem fins lucrativos, criada em 1953 por Antônio e Carmen Prudente, é um dos maiores centros mundiais em prevenção, diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa do câncer. De forma integrada e interdisciplinar, atende pacientes vindos de diversas partes do país e exterior. Em 2012, conquistou a Certificação Internacional pelo Canadian Council for Health Services Accreditation (CCHSA).  Também conquistou a certificação ISO 14001, firmando seu compromisso com a responsabilidade ambiental. O selo de qualidade ambiental ratifica que o A.C.Camargo atua de acordo com os rigorosos padrões estabelecidos pela Norma ABNT ISO. Em 2013 foi eleito pela quinta vez  uma das melhores empresas para Você trabalhar do Guia Você S/A Exame. E foi apontado, pela edição 500 Melhores Empresas da revista IstoÉ Dinheiro, uma das melhores em Saúde e pelo Anuário Valor 1000 uma das cinco instituições mais importantes no segmento de serviços médicos. Também foi eleito a Instituição do Ano pelo Prêmio Saúde 2013, promovido pela Revista Saúde! É Vital.  Em 2014 recebeu o prêmio  Valor 1000 pelo melhor desempenho do setor de Serviços Médicos.

Fonte: A.C.Camargo – 26.11.2014

Compartilhe

Você também pode gostar: