Hospitais, clínicas e laboratórios terão que divulgar tabela de preços de serviços

11 de fevereiro, 2019

Projeto de lei, aprovado em primeira votação na Alerj, prevê que valores estejam disponível no local de atendimento e na internet

RIO – Você sabe quanto custa a radiografia que fez na emergência? E o exame de sangue feito no laboratório do bairro? Aprovado em primeira discussão na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), o projeto de lei 491/15 estabelece que estabelecimentos de saúde privada, como hospitais, clínicas e laboratórios, exibam em local visível e em seus sites a tabela de preços de serviços prestados.

O projeto prevê a informação dos valores de consultas médicas, exames e até dos custos administrativos desses estabelecimentos. No texto, o autor do projeto, o ex-deputado Tiago Mohamed, argumenta que frequentemente os consumidores são surpreendidos pela conta do atendimento, sejam pagos diretamente aos estabelecimentos ou via plano de saúde.

Transparência nos preços de serviços

Buscando a transparência dos custos da saúde, em 2017, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) convocou diversas instituições do setor para discutir a divulgação dos preços de serviços. A iniciativa encontrou resistências, na época os hospitais argumentaram que há um grande número de recursos e procedimentos realizados em suas instalações e que a informação de custo de cada um deles seria complexa e difícil encontrar um modelo de divulgação acessível e de compreensão rápida pelo consumidor final.

Fonte: O Globo
Data: 09/02/2019

Informações

A Associação Nacional de Hospitais Privados Anahp é uma entidade representativa dos principais hospitais privados de excelência do país

ANAHP – São Paulo
Rua Cincinato Braga, 37,
3º e 4º andares.
Paraíso – São Paulo – SP
CEP 01333-011
+55 11 3178 7444

 

ANAHP – Brasília
SH/Sul Quadra 06, Conjunto A, Bloco E – 8º andar – Sala 801 Park
Brasília – DF
CEP 70322-915
+55 61 3039 8420

Área do associado

  • Copyright © 2019 Anahp. Todos os direitos reservados

X