Casal pode ter espalhado novo coronavírus no norte da Alemanha

País já registrou mais de 20 casos de contaminação pelo Covid-19.

Autoridades do estado da Renânia do Norte-Vestfália, na Alemanha, estão rastreando dezenas de pessoas que podem ter tido contato com um casal diagnosticado com o novo coronavírus. O objetivo é colocá-las em quarentena domiciliar e, assim, tentar reduzir o risco de propagação da doença no país.

O casal do município de Selfkant teria contraído a doença cerca de 10 dias antes de receber o diagnóstico. Nesse período, em que ainda não apresentava sintomas, participou das comemorações de carnaval na cidade alemã de Langbroich e viajou para a Holanda.

O homem, de 47 anos, teve contato com um conhecido que esteve recentemente na China, onde surgiu a epidemia, de acordo com a agência Deutsche Welle. O diagnóstico dele foi confirmado na terça-feira (25).

A infecção da sua mulher, uma professora de jardim de infância de 46 anos, foi anunciada na quarta-feira (26). Ela está com pneumonia e febre, mas seu estado de saúde é melhor do que o do marido.

Todas as crianças que estudavam na escola onde ela dava aula e seus pais devem permanecer em casa.

O homem ainda visitou um hospital em Colônia para fazer um check up, que não tinha nenhuma relação com a doença. O chefe do departamento de saúde da cidade afirmou que ele teve contato com 41 pessoas entre médicos e enfermeiras. Pelo menos um deles apresentou sintomas de infecção pelo Covid-19.

O casal tem ainda dois filhos em idade escolar, que não apresentaram os sintomas da doença.

O casal está internado no hospital universitário de Duesseldorf, capital do estado de Renânia do Norte-Vestfália.

Início de epidemia

A Alemanha já registrou mais de 20 casos de contaminação. Além do estado da Renânia do Norte-Vestfália, há registros em Baden-Württemberg e Renânia-Palatinado.

O ministro da Saúde alemão, Jens Spahn, afirmou na quarta-feira (26) que a Alemanha enfrenta o início de uma epidemia do novo coronavírus, mas que não há motivo para pânico, de acordo com a Deutsche Welle.

“Estamos no início de uma epidemia de coronavírus na Alemanha. As cadeias de contágio não são mais, em parte, rastreáveis, e isso é algo novo”, afirmou na quarta-feira o ministro em uma coletiva de imprensa em Berlim.

Segundo o ministro, a probabilidade do vírus se espalhar pelo país aumentou e pediu para que os secretários de Saúde estaduais coloquem em prática seus planos de pandemia, que incluem o isolamento de pacientes e aqueles que tiveram contato com eles.

Contudo, Spahn disse que não há motivo para pânico, pois o sistema de saúde do país é bem equipado para enfrentar o surto. “Estamos agindo rápido e adaptando nossas reações para a atual situação”, declarou.

 

Fonte: G1
Data: 27/02/2020

Compartilhe

Você também pode gostar: