Durante o Conahp, segurança do paciente foi abordada como uma mudança cultural na saúde

Profissionais comentaram sobre estudos e estratégias de prevenção que ajudam a combater erros médicos

A segunda palestra do eixo, ainda no primeiro dia do congresso, abordou a evolução da segurança do paciente após a publicação do relatório “To err is human: building a safer health system”, e o impacto na entrega de valor. O painel foi comandado por Pedro Delgado, líder na Europa e América Latina do Institute for Healthcare Improvement (IHI), e contou com a participação dos debatedores Rafael Mendonça, coordenador geral de Atenção Hospitalar e Domiciliar do Ministério da Saúde; Salomão Ferreira, diretor presidente executivo do Hospital Márcio Cunha; e Ernandi Palmeira, superintendente assistencial do Hospital Santa Catarina de Blumenau; além do moderador José Mauro Vieira, vice-presidente da Comissão Científica do Conahp 2019 e diretor de Qualidade e Segurança do Hospital Sírio-Libanês.

Delgado apresentou uma linha do tempo com os principais marcos desde 1984, e ressaltou a importância da instituição do World Patient Safety Day, em 2019, como uma data de conscientização para os serviços e profissionais de saúde. Nos últimos anos, houve um crescente desenvolvimento de pesquisas sobre eventos adversos (erros de medicação, infecções, erros de diagnóstico, erros cirúrgicos, etc.), estratégias de prevenção e desenvolvimento de aspectos de cultura organizacional, trabalho em equipe e comunicação adequada. Além disso, foi realizado pelo IHI uma revisão do relatório “To Err ir Human”, chamado “The Free From Harm Report”.

De acordo com o especialista do instituto, houve avanço em relação à segurança nos hospitais, mas ainda há muito a fazer. “Olhando para os últimos 50 anos vemos muito progresso, muita iniciativa científica, trabalho colaborativo, trabalho da família, mas ainda há muito a ser feito. Precisamos nos dedicar a construir uma cultura de justiça, de equidade, de contrapartida, de forma que as pessoas aprendam, saibam fazer, mas que também sejam responsabilizadas.”(…). Para continuar lendo, clique aqui e baixe gratuitamente a edição de cobertura do Conahp 2019 da revista Panorama.

Compartilhe

Você também pode gostar: