A relevância das análises e medições de desfechos na saúde

Especialistas em desfechos clínicos estiveram no Conahp e comentaram sobre a importância dos indicadores de saúde que geram bons resultados ao paciente 

A primeira plenária sobre o assunto no evento levou aos congressistas a experiência do ICHOM (Internacional Consortium for Health Outcomes Mesurement). De acordo com Martin Ingvar, um dos fundadores e membro do conselho do consórcio, o ICHOM surgiu com o objetivo de melhorar os sistemas de saúde com o paciente no centro do cuidado.

O aumento crescente dos custos em saúde, problemas de qualidade ao longo da trajetória do paciente e a variabilidade de desfechos entregues também foram fatores que contribuíram para a criação da organização, em 2012. “A ideia é analisar e monitorar os desfechos e não somente o processo em si. Além de reduzir os custos trabalhando o valor em saúde, utilizando medidas para otimizar e diminuir os desperdícios e a variabilidade de desfechos – que é uma fonte de ineficiência dentro de todos os sistemas de saúde”, disse Ingvar.

A metodologia proposta pelo ICHOM permite mais transparência e padronização das informações, possibilitando a comparação entre instituições. Dessa forma, as fontes pagadoras podem pagar de maneira mais assertiva, baseando-se na entrega de resultado e valor ao paciente e estimulando a competitividade amparada pela qualidade. “Podemos gerar estatísticas a nível de grupo e não apenas individual. Com isso é possível analisar se o hospital é bom comparado com outro hospital, ou de outra cidade. Se entendermos esses fluxos, teremos um feedback mais acurado entre os stakeholders para poder melhorar o serviço que é oferecido ao paciente no final da conta”, contou(…). Para continuar lendo, clique aqui e baixe gratuitamente a edição de cobertura do Conahp 2019 da revista Panorama.

Compartilhe

Você também pode gostar: