Importância da rastreabilidade de medicamentos foi discutida em evento

A comunicação de todas as etapas de movimentação à Anvisa e implementação de tecnologias que auxiliam o processo foram alguns tópicos abordados

Debate recorrente há mais de 10 anos no setor de saúde brasileiro, a rastreabilidade de medicamentos avançou nos últimos tempos e muitas instituições têm se movimentado para implementar equipamentos e a cultura de melhoria em qualidade e segurança de seus insumos.

Pensando nisso, a Anahp convidou especialistas de diversas áreas para participarem do workshop Rastreabilidade de Medicamentos: desafios e impactos para a cadeia da saúde. O evento foi realizado em setembro de 2019 no auditório do Hospital Santa Catarina, em São Paulo, e apresentou discussões sobre todo o percurso dos medicamentos, desde a fabricação até o consumo pelo paciente para mais de 200 pessoas presentes.

Cristiano Gregis, assessor da Gerência-Geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária (GGMON) da Anvisa, iniciou as palestras contando sobre a necessidade da criação de uma agência reguladora perante os casos polêmicos de falsificação de medicamentos nos anos 90. Para o palestrante, existe uma disseminação de produtos medicamentosos irregulares, falsificados e extraviados, e que esforços estão sendo colocados para combater a prática ilícita de comercialização desses produtos. “drogarias e farmacêuticas têm a obrigação de reportar todo e qualquer roubo, furto ou extravio, para a Anvisa. Uma vez que o lote sai do ambiente controlado, não podemos considerá-lo seguro para consumo”, explicou(…). Para continuar lendo, clique aqui e baixe gratuitamente a edição 72 da revista Panorama.

Compartilhe

Você também pode gostar: