Café da manhã promove debate sobre educação digital como estratégia para os hospitais

Café da Manhã Medportal - 16.04

Apresentar a importância do uso de ferramentas digitais no processo de educação continuada de profissionais hospitalares foi a proposta do Café da Manhã Anahp realizado na manhã de hoje (16), promovido pela empresa parceira da associação Medportal, que recebeu cerca de 60 pessoas.

O evento contou com as presenças dos palestrantes Ivana Siqueira, Doutora em Enfermagem pela USP e especialista em administração de serviços hospitalares pela FGV e Carlos Augusto Dias, Diretor-executivo do Imed Group Brasil (SP), além dos debatedores Ademir Lara de Novais, Executivo de informação do Real Hospital Português (Recife-PE) e Luciana Ribeiro Monteiro, Superintendente Executiva Médica do Hospital Leforte.

Ivana iniciou os trabalhos destacando o fato de que os hospitais são empresas de alta complexidade, e isso acarreta na necessidade de fazer com que os processos e serviços se tornem otimizados, além de reduzir os custos e fazer um melhor aproveitamento do tempo disponível. “O tempo é limitado para tudo e as coisas devem caber no período certo”, afirma. Segundo a profissional, os dispositivos digitais abrem espaço para a eficácia da aprendizagem: “Por meio da tecnologia há a oportunidade de integrar todos os processos e organizar conteúdos mais cabíveis” e completou “a proposta é fazer com que as pessoas tenham conhecimento e habilidades.”

Dias comentou como é realizado o aprimoramento das competências de profissionais junto ao Imed Group Brasil. São disponibilizados nove cursos presenciais e cinco trilhas de conhecimento através da metodologia de ensino à distância no site da empresa. Os colaboradores têm sua aprendizagem pautada na filosofia Blended Learning” (Aprendizado Híbrido), que segundo o diretor-executivo, é “uma mistura dos projetos tradicionais com projetos tecnológicos”. De acordo com Dias, esse método facilita o entendimento das informações, a linguagem é bem visual e há uma rapidez na transmissão dos conteúdos, visando a aprendizagem otimizada dos alunos.

Apoiando a ideia de que a tecnologia é algo essencial na gestão de educação continuada, Luciana e Novais ressaltaram a importância dos dispositivos eletrônicos para os hospitais no debate. “É um caminho sem volta, e quem não fizer uso da tecnologia vai ficar para trás”, afirma a representante do Grupo Leforte. O executivo do Real Hospital Português ratificou o valor do engajamento dos profissionais no aprimoramento de seus aprendizados por meio das ferramentas tecnológicas. “É impensável treinar os colaboradores sem a presença das plataformas digitais”, concluiu.

Compartilhe

Você também pode gostar: