Café da manhã discute a importância das ferramentas APR-DRG para a classificação e análise de dados nos hospitais

Evento promovido pela 2iM na sede da Anahp, na manhã de hoje (16), abordou a relevância do agrupamento, categorização e avaliação de informações e resultados importantes hospitalares por meio de sistemas de classificação All Patient Refined Diagnosis Related Groups (APR-DRG) – Grupos de Diagnósticos Relacionados Refinados para Todos os Pacientes. Para comandar as apresentações da temática, participaram André Osmo, consultor de Gestão e Projetos de Saúde do Hospital Sírio-Libanês e Miguel Lima, gerente de Negócios da 3M no Brasil.

A estratégia de trabalho dos sistemas de classificação é colaborar para a construção do processo, promovendo maior transparência, velocidade e coerência na captação de dados e informações. Osmo acredita que a utilização de plataformas que fazem a reunião de indicadores favorece a busca pela eficiência dos processos hospitalares, como por exemplo, reduzir o tempo de estadia de pacientes internados, além de estabelecer o grau de severidade de cada doença e o risco de mortalidade. “Nós conseguimos baixar o tempo de permanência de internações utilizando a eficiência do DRG”, disse o especialista.

Apresentando ao público a plataforma 3M DRG Analytics, ferramenta de codificação, agrupamento e avaliação de informações desenvolvido pela marca, Lima contou que o programa nasceu para promover projetos de melhoria na gestão médica, bem como alavancar a produtividade e o diálogo entre as diferentes áreas nas redes hospitalares. “O 3M DRG Analytics verifica a análise da eficiência de dados e leva em conta como está sendo a performance de acordo como deve ser a performance nos hospitais”, concluiu o gestor.

Lima acrescentou que para alcançar o sucesso em um projeto de melhoria contínua, como o 3M DRG Analytics, é essencial que haja a existência de profissionais que comprem as ideias propostas pelo programa, além das próprias redes hospitalares e organizações da área da saúde.

Compartilhe

Você também pode gostar: