Associação e IHI promovem curso para melhorias de equipes hospitalares

Baseado nas ideias da Ciência da Melhoria, a atividade teve o objetivo de revisar e otimizar ações no fornecimento de serviços em saúde

Desde o mês de maio de 2019, profissionais do sistema público de saúde do Distrito Federal (DF) e de hospitais associados à Anahp têm participado do curso de capacitação Ciência e Melhoria na Prática (CMP), fruto de uma parceria firmada pela Associação com a Secretaria de Saúde do DF e com o Institute for Healthcare Improvement (IHI). Sob auxílio de especialistas em melhorias do instituto, os grupos participantes têm investido tempo e esforços na busca por soluções práticas que otimizem a entrega da saúde com qualidade e de acordo com as necessidades do paciente.

Com metodologia baseada nos princípios da Ciência da Melhoria, o curso visa rever processos da prestação de serviço de saúde e contribuir para que as equipes cheguem cada vez mais perto do ideal: ter um sistema livre de defeitos. “Hoje existe um abismo entre o conhecimento científico e o que realmente é oferecido aos pacientes, e a Ciência da Melhoria vem para reduzir a distância entre o que o que se sabe e o que é preciso ser feito”, declara o especialista em Melhorias Paulo Borem, diretor sênior do IHI para a América Latina e coordenador das atividades do instituto nos países de língua portuguesa.

Para aplicar os conceitos práticos do curso, cada equipe escolheu um projeto de trabalho de acordo com as necessidades reais que se apresentam no dia a dia dos hospitais onde atua. Os temas escolhidos são dos mais variados e vão desde questões como redução de tempo de espera para atendimentos e cirurgias até redução de quadros de infecção associada a outros procedimentos, passando também por questões relacionadas a faturamento. “É interessante notar que as pessoas sabem qual é a solução para o que estão apresentando, mas precisam das ferramentas certas pra transformar essas ideias em algo concreto”, explica(…). Para continuar lendo, clique aqui e baixe gratuitamente a edição 72 da revista Panorama.

Compartilhe

Você também pode gostar: