A importância do compliance na área da saúde

Após quatro anos da criação do Comitê de Compliance da Anahp, números indicam que o tema vem crescendo no setor, mostrando maior comprometimento com o fortalecimento da ética e integridade

Desde 2016, com a criação do Comitê Estratégico de Compliance, a Associação tem se dedicado a difundir o conceito de compliance entre as instituições membros da associação como parte da busca por qualidade e excelência nos serviços oferecidos pelos hospitais. O comitê surgiu para propor estratégias, políticas, normas e procedimentos, além de auxiliar os associados na adoção de uma cultura que visa gerar valor às instituições. Neste contexto, as ações planejadas têm como objetivo assegurar o cumprimento de padrões, leis e regulamentos, reforçando o valor da ética e a integridade de processos seja no âmbito clínico ou corporativo.

Este movimento tem promovido a aproximação entre associados, corpo técnico e membros do Conselho de Administração da Anahp, que juntos têm trabalho para identificar pontos críticos na operação e no dia a dia das instituições e traçar estratégias para solucionar problemas.

Ao longo de três anos, como parte da proposta de atuação do comitê, algumas ações de educação e suporte foram sugeridas e implementadas. A primeira delas foi a criação do Guia de Implementação do Programa de Compliance, baseado em sete elementos: estrutura de compliance; código de conduta, políticas e procedimentos; mapa de risco; monitoramento e auditoria contínua; programa de comunicação e treinamento; canal de denúncias e resposta adequada(…). Para continuar lendo, clique aqui e baixe gratuitamente a edição 72 da revista Panorama.

Compartilhe

Você também pode gostar: