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Hospital Anchieta é recomendado para certificação ISO 9001:2015

Instituição é primeira da área de saúde no mundo a receber indicação para nova versão

O Hospital Anchieta é o primeiro do mundo a receber recomendação para certificação ISO 9001, versão 2015. A auditoria Bureau Veritas indicou o selo à instituição pelo cumprimento de moderno sistema de gestão, atendendo todas as exigências da nova norma. O diferencial alcançado é resultado da aplicação sistêmica da Política da Qualidade, filosofia que visa promover a saúde como um valor maior do homem.

Para a conquista da recomendação, o Anchieta passou por auditoria composta de entrevistas com colaboradores, observação das atividades e análise de documentação e registros do sistema de gestão. As partir das novas exigências, a ISO 9001 avaliou como o Hospital aborda os processos, mentaliza os riscos e promove a gestão das mudanças, tendo sempre a satisfação do cliente como foco.

Outra avaliação da auditoria foi a aplicação do método de gestão PDCA, sigla que vem das palavras em inglês Plan, Do, Check, Act. Já utilizado pelo hospital desde 1998, o modelo permite o planejamento com recursos adequados, além da identificação de oportunidades de melhoria e as devidas ações a serem executadas.

Nesse contexto, a Instituição criou ainda o Plano de Abordagem de Riscos, Oportunidades e Ações, que auxilia a identificar processos não-conformes, avaliá-los e implementar iniciativas que controlem qualquer risco surgido. Esta ferramenta foi um dos fatores decisivos para a validação da auditoria.

As políticas, diretrizes, objetivos e processos que resultaram na recomendação do Anchieta para a nova certificação só foram possíveis porque, desde os primórdios, o Hospital adota um modelo de gestão baseado na Qualidade Total. Entre os pilares estão a valorização humana; a modernização dos espaços, materiais e equipamentos; o conhecimento organizacional e competências; a política de treinamento e desenvolvimento dos colaboradores; além de todos os outros processos que compõem a Política da Qualidade.

Histórico

Fundado em 1995, o Anchieta firmou compromisso com a Qualidade e seus pilares. Ao adotar as Normas ISO 9001 e da Organização Nacional de Acreditação (ONA), a instituição se comprometeu formalmente com a instalação de um sistema gerenciador da qualidade dos serviços, reconhecido em todo o mundo, tornando o hospital uma instituição de alta confiabilidade que planeja, padroniza e melhora a qualidade da assistência prestada.

A primeira recompensa pela profissionalização da gestão e pelos investimentos em estrutura foi a conquista do Selo ISO 9001:2000, que fez do Anchieta o primeiro hospital da América Latina a obter a Certificação. Em 2002, recebeu o certificado de acreditação da ONA em nível I, no ano seguinte o certificado nível II e, em 2006, nível III. Desde então, outras dezenas de selos e prêmios, como ISO 9001:2008, Top Hospitalar, Troféu JK, foram conquistados.

Saiba mais

O que é a ISO 9001?

A International Organization for Standardization – ISO, organização não-governamental, determina um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade com reconhecimento nacional e internacional.  A certificação, que representa um diferencial de mercado, assegura boas práticas de gestão, desenvolvimento dos colaboradores e relacionamento sustentável entre clientes e fornecedores.

Política da Qualidade do Hospital Anchieta:

O Hospital Anchieta, entendendo ser a saúde um valor maior do homem, desenvolve uma política de capacitação de sua equipe voltada a humanização do atendimento, com avanço científico e tecnológico.

Planejamos, padronizamos e melhoramos continuamente nossos serviços. Assim, garantimos a Qualidade no Anchieta, a satisfação do Cliente e homenageamos a vida.

Fonte: Hospital Anchieta – 30.11.2015

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