Artigo – União de esforços da cadeia da saúde é essencial para combate ao Covid-19

Para ajudar nossos associados e demais profissionais da saúde, a Anahp reúne artigos de diversos representantes do setor, com a finalidade de mostrarmos diferentes perspectivas do impacto do Covid-19.

 

Por Leonardo Byrro, CEO do Grupo Mafra*

Desde o início da crise da Covid-19, nós do Grupo Mafra, estamos totalmente dedicados a apoiar a área da saúde no combate a essa doença. Para mim, esse é um momento de unir esforços em toda a cadeia para minimizar o impacto da pandemia.

Para continuar honrando com nosso compromisso de abastecimento das instituições de saúde, ampliamos o número de compras de produtos de distribuição, incluindo aventais, gorros, máscaras, luvas, álcool gel e intensificamos a fabricação de frascos nutrição, equipos, sondas, cateteres, compressas, algodão, entre outros. Atualmente todas as nossas unidades fabris Cremer, empresa do Grupo, estão trabalhando em período integral e realizamos novos investimentos para garantir a capacidade máxima de produção.

Uma vez que 85% das máscaras e luvas hospitalares usadas no Brasil são importadas da Ásia, e o custo de importação foi elevado pelo aumento do dólar, estamos nos reinventando para apoiar este cenário, e investimos na produção local de máscaras, em um projeto cujo lote piloto está previsto para abril.

No setor de medicamentos, a distribuição do Grupo representa cerca de 80% da necessidade de um hospital, e os mais demandados para combater a Covid-19 são: antibióticos, azitromicina, claritromicina e outros. Tais materiais e medicamentos, identificados como prioridade, terão preferência nos investimentos e atendimento para agilizar a sua distribuição para hospitais e demais unidades médicas no Brasil.

A Health Log, empresa de operações logísticas e serviços do Grupo, possui uma estrutura de armazenagem e frota própria de mais de 200 veículos para atender as demandas operacionais das instituições de saúde. Anunciamos também o investimento de R$ 5 milhões para intensificar o transporte e entregas em hospitais, laboratórios, clínicas e empresas de home care.

Estamos em operação de guerra e nossos mais de três mil colaboradores estão trabalhando intensamente para reforçar nosso propósito. Tanto no setor público quanto no privado, queremos reforçar as parcerias para que os hospitais reduzam ao máximo seu risco de abastecimento, e reforcem conosco uma relação de longo prazo depois que essa crise passar.

Como prioridade, estamos trabalhando incansavelmente em preservar a saúde e o bem-estar dos nossos colaboradores. Nossa equipe adotou práticas severas de higiene e prevenção e está empenhada nesse esforço coletivo para abastecer o Brasil com todo o material médico necessário.

 

*Leonardo Byrro é CEO do Grupo Mafra, empresa líder na produção de itens de primeiros socorros, cirurgia, tratamento, higiene e proteção com a empresa, bem como distribuição de materiais e medicamentos.

 

Os artigos publicados não traduzem a opinião da Anahp. A iniciativa tem o objetivo de trazer a perspectiva de diversos elos do setor de saúde, em um momento em que informação é a base para o enfrentamento à nova pandemia.

 

Você também pode baixar o artigo para compartilhar em seus grupos de contato, basta clicar no botão abaixo.

Compartilhe

Você também pode gostar: