Políticas públicas: estratégias assertivas no enfrentamento de emergências

Na pandemia, as políticas públicas ganham lugar de destaque, já que essas ações são fundamentais para a assertividade da estratégia de enfrentamento. Para falar sobre esse assunto, o Conahp reuniu a diretora de inovação do NHSX (braço digital do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido), Lisa Hollins, e a coordenadora da Unidade Técnica de Vigilância, Preparação de Resposta a Emergências e Desastres da OPAS/OMS, Maria Almiron.

Representado o internacionalmente conhecido Sistema Nacional de Saúde Britânico (NHS) e sua área de inovações, Lisa destacou a tecnologia como ferramenta fundamental para implementar e tornar políticas públicas mais eficientes. Acelerar a inovação digital tem sido um dos caminhos que o NHS escolheu para trilhar, melhorando a saúde e minimizando a burocracia mesmo antes da pandemia chegar. “90% das práticas do Reino Unido foram mudadas para que fosse possível conversar com pacientes através de vídeo, o que agora reduz o risco de infecção nas áreas já cobertas”, contou a diretora.

“A maioria dos nossos hospitais se adaptaram para fazer consultas digitais e monitorar os pacientes com o uso de algoritmos. Com os dados que recebemos, conseguimos oferecer um serviço melhor e hoje, então, podemos fazer um monitoramento contínuo remoto, por meio de dispositivos que podemos acessar em casa”, contou Lisa. A especialista explica que um dos desafios neste contexto foi capacitar os profissionais, que precisaram se adaptar de acordo com suas especialidades, mas que o NHS se comprometeu e entregou estudos de casos direcionados para cada área.

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