Pandemia, informação e tecnologia

Em tempos de fake news, o debate sobre a importância de informações confiáveis está cada vez mais frequente e necessário na saúde. Em meio a uma das maiores crises sanitária da história, a Anahp abriu espaço para a conversa no Conahp, com o tema “O papel da informação no combate à pandemia”, para falar sobre o valor da ciência e do acesso à informação, tanto para profissionais e sistemas de saúde quanto para pacientes.

Mediada por Ary Ribeiro, CEO do Sabará Hospital Infantil, a mesa contou com a participação de Eduardo Massad, professor titular da Escola de Matemática Aplicada na Fundação Getúlio Vargas (FGV), que falou sobre a importância do conhecimento para entender a dinâmica da pandemia e projetar o futuro; e Paul Bate, vice-presidente da Babylon Health, que defendeu a informação como peça fundamental para a democratização do acesso à saúde.

Em sua apresentação, Massad demonstrou como é amplo o conjunto de informações necessárias para compreender uma pandemia, o comportamento de um vírus e como a doença se dissemina entre a população. “Por meio de análise dos dados que temos, podemos colocar equações matemáticas em cada etapa ou estágio da doença para fazer projeções sobre o avanço e o número de casos”, disse o professor, reforçando a importância de se confiar nas informações providas e comprovadas pela ciência: “A maior tragédia dessa pandemia foi ter colocado a ciência médica em confronto direto com a política e a economia. Esse embate fez com que nós perdêssemos o controle”.

Para continuar lendo, clique aqui e baixe gratuitamente a edição 77 da revista Panorama.

Compartilhe

Você também pode gostar: