Medicina de precisão e desperdício de recursos na saúde

Ao aliar os dados utilizados para diagnóstico e tratamento, como sintomas e exames, ao perfil do paciente, é possível adotar a prática da medicina de precisão. Para analisar o sistema de saúde sob a perspectiva desse método, que permite um tratamento mais personalizado, o Conahp contou com a palestra do médico e professor da Universidade Johns Hopkins, Marty Makary.

Em sua apresentação, o também autor de alguns dos livros mais vendidos dos Estados Unidos, “The Price We Pay” e “Unaccountable”, que deu origem à série de TV “The Resident”, falou sobre a importância de estudos clínicos, trocas de experiências entre profissionais de saúde e avanços da medicina para a indicação do tratamento adequado ao paciente.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Johns Hopkins e liderada por Makary, em solo americano havia um número alto de encaminhamentos para procedimentos inadequados, como de endoscopia, colocação de stents e análise de tecido para diagnosticar câncer de pele. “Ao serem apresentados aos dados, os médicos que constatavam estar fora da média em comparação aos outros, reduziam a quantidade de pedidos imediatamente”, revelou.]

Para continuar lendo, clique aqui e baixe gratuitamente a edição 77 da revista Panorama.

Compartilhe

Você também pode gostar: