Anahp lança publicação de boas práticas para hospitais no relacionamento com fornecedores e planejamento

No primeiro dia do Conahp 2019, a Anahp (Associação Nacionais de Hospitais Privados) lançou mais uma publicação própria, a cartilha Relacionamento com Fornecedores e Melhores Práticas em Planejamento. O material é resultado de um dos grupos de trabalho da Anahp, como forma de passar recomendações aos hospitais sobre o tema.

Faça o download gratuito aqui

Responsável pela cartilha, a gerente de suprimentos do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Leonisa Obrusnik, explicou que o material foi uma demanda do grupo de trabalho em alinhar processos. “Durante os encontros priorizamos a troca de experiências, com o objetivo principal de auxiliar na logística de cada instituição e garantir a quantidade adequada de medicamentos e insumos, levando em consideração custos que caibam na conta do hospital e do convênio”. Segundo ela, quando falamos em garantia de produtos no leito, o principal desafio é a sustentabilidade financeira: “ter o mínimo possível para que não haja desperdício, ao mesmo tempo que se tem o máximo possível para que não falte nada ao paciente”.

A publicação mostra como o relacionamento com fornecedores é essencial para o bom funcionamento do planejamento. “Cabe ao hospital dar feedbacks sobre os produtos entregues para que esse fluxo esteja em constante melhora por ambas as partes”. Além disso, uma comunicação de qualidade interfere na sustentabilidade ambiental, uma vez que os fornecedores podem reaproveitar embalagens ou realizar o descarte adequado destas. “Apesar de não ser um hábito recorrente para os fornecedores e hospitais, já existem instituições com iniciativas voltadas ao meio ambiente”, pontuou Leonisa.

Outro ponto abordado na cartilha é a importância do compliance. Relações que envolvem valor financeiro são imprescindíveis de processos éticos, e, segundo a especialista, os hospitais estão cada vez mais organizados, reportando imediatamente eventos fora do padrão estipulado e investindo na área de ética e integridade, principalmente nos últimos dois anos.

A publicação foi distribuída no estande da Anahp durante o congresso. O material também está disponível em plataforma digital e pode ser baixada gratuitamente: https://bit.ly/2QSXVYM

Compartilhe

Você também pode gostar: