Anahp Acontece – 18 de setembro

Presidente da Câmara dos Deputados participará da abertura do Conahp 2019

Presidente da Câmara Rodrigo Maia confirma participação na abertura do Conahp 2019

O presidente do Conselho de Administração da Anahp, Eduardo Amaro, juntamente com os conselheiros Francisco Balestrin e Délcio Pereira, o diretor-executivo, Marco Aurélio Ferreira, e o deputado Luiz Antônio Teixeira Junior, estiveram ontem, dia 17/09,  com o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Rodrigo Maia, para convidá-lo a participar da solenidade de abertura do Congresso Nacional de Hospitais Privados – Conahp 2019.

Maia aceitou o convite para participar da abertura do maior congresso do setor de saúde, que acontece entre os dias 26 a 28 de novembro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Eduardo Amaro ressaltou que a Anahp define, a cada nova edição, um tema central para discussão durante o ano, a fim de explorar o assunto, conhecer as melhores práticas do mundo e discutir como aplicar as novas soluções no Brasil, visando proporcionar melhor saúde acessível à população. Em 2019, o tema proposto pela é “Saúde baseada em valor: o papel do hospital como integrador do sistema“.

O presidente da Câmara enfatizou a importância do setor de saúde no Brasil, especialmente no que se refere aos hospitais Anahp e ressaltou a necessidade de unir esforços de toda a cadeia para possibilitar maior acesso à população da assistência à saúde de qualidade. Amaro colocou a Anahp à disposição da Presidência da Câmara e aos demais parlamentares para discussão de propostas que têm por objetivo mudanças em normas que regulamentam o setor de saúde e para aperfeiçoamento de políticas públicas.

Anahp convida presidente da República e deputados para participar do Conahp 2019
O presidente do Conselho de Administração da Anahp, Eduardo Amaro, também esteve em reunião no Palácio do Planalto para convidar o presidente da República, Jair Bolsonaro, para participar da solenidade de abertura do Conahp 2019. Participaram também da reunião os Conselheiros da Anahp, Francisco Balestrin e Délcio Pereira, o diretor-executivo, Marco Aurélio Ferreira, e os deputados Filipe Barros (PSL/PR) e Pedro Westphalen (PP/RS).

A comitiva Anahp foi recebida pelo chefe de gabinete da Secretaria de Governo, Heldo Fernando de Souza, que informou que o presidente da República teria bastante interesse em participar da solenidade, pois sabe da importância do setor hospitalar brasileiro para salvar vidas, tendo em vista todas as cirurgias que Bolsonaro teve que se submeter, recentemente, foram realizadas em hospitais integrantes da Anahp.

Amaro agradeceu a oportunidade em convidar o Presidente Bolsonaro para Conahp 2019 e enalteceu a honra que será para Anahp em recebê-lo no congresso. Souza informou que o convite será encaminhado ao presidente para despacho e que faria um grande esforço para confirmar a presença.

Amaro também aproveitou a visita em Brasília para convidar deputados federais parceiros da Anahp para a solenidade de abertura do Conahp 2019. Foram convidados para o evento: deputado Antônio Brito (PSD/BA), presidente da Comissão de Seguridade Social e Família – CSSF; deputado Pedro Westphalen (PP/RS), deputado Luiz Antônio Teixeira Jr. (PP/RJ), e deputado Filipe Barros (PSL/PR). Os parlamentares receberam o convite com entusiasmo e informaram que irão participar do Conahp 2019.

Anahp participa de diálogo com a Comissão de Seguridade Social e Família

 Anahp participa de diálogo com a Comissão de Seguridade Social e Família

O presidente da Comissão de Seguridade Social e Família – CSSF convidou a Anahp e demais entidades representativas dos prestadores de serviços de saúde (CNSaúde, FBH e CMB) para participar de reunião com os parlamentares membros da CSSF. A reunião ocorreu hoje (18/09), às 9h30, no plenário 07, Câmara dos Deputados. O diálogo teve por objetivo apresentar o cenário econômico e assistencial do setor hospitalar brasileiro.

Na ocasião, o diretor-executivo, Marco Aurélio Ferreira, apresentou a Associação aos parlamentares e ressaltou que a Anahp desenvolveu uma ferramenta – Sistema de Indicadores Hospitalares Anahp (SINHA) – para produzir dados que auxiliem os gestores dos hospitais associados no planejamento estratégico e na tomada de decisão da entidade. Informou, ainda, que no SINHA existem 343 variáveis, que formam cerca de 250 indicadores nos âmbitos financeiros, assistenciais, gestão de pessoas, sustentabilidade, home care e tecnologia de informação. A plataforma,  desenvolvida especificamente para atender as demandas dos usuários e para a melhoria da gestão hospitalar dos associados Anahp, a partir de novembro deste ano passará a ser disponibilizada para hospitais públicos e privados que não atendam aos critérios para ser um membro.

Vários parlamentares, como os antigos ministros da Saúde, deputados Alexandre Padilha e Ricardo Barros, manifestaram a importância da eficiência da gestão hospitalar por meio de medição de indicadores e a importância da disponibilização de uma plataforma que possa aprimorar a gestão dos hospitais públicos e privados nos moldes dos hospitais de excelência integrantes da Anahp.

Anahp reúne-se com o presidente da Confederação Nacional de Municípios
O diretor-executivo da Anahp, Marco Aurélio Ferreira, esteve reunido com o presidente da Confederação Nacional de Municípios – CNM, Glademir Aroldi, para tratar de estratégias conjuntas de atuação em propostas legislativas que tenham por objetivo a redução da jornada de trabalho e instituição de piso salarial de categorias de saúde. Marco Aurélio informou que a Anahp pode subsidiar as discussões no Congresso Nacional por meio de notas técnicas elaboradas pelo Núcleo de Estudos e Análise – NEA da Anahp. Aroldi ressaltou a importância da união dos esforços das entidades em torno do desenvolvimento do setor de saúde e para impedir aprovação de propostas que tragam impacto tanto para os municípios quanto para os hospitais. Ficou acordado que técnicos das entidades farão reunião para traçar estratégias conjuntas de atuação.

Anahp participa de reuniões com os relatores da Reforma Tributária
O diretor-executivos da Anahp, Marco Aurélio e outros representantes de entidades do setor de saúde participaram de reuniões com o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP/PB) e senador Roberto Rocha (PSDB/MA), relatores da Reforma Tributária na Câmara dos Deputados e Senado Federal.

Na ocasião, o diretor ressaltou a importância do setor de saúde na geração de empregos formais no Brasil. Destacou o estudo elaborado pelo NEA que demonstra que o setor  é um dos responsáveis pela geração de empregos no país. Em 2019, o setor de saúde criou 109 mil empregos e que, somente os hospitais, criaram 52 mil postos de trabalho. Defendeu a desoneração da folha de pagamento para o setor hospitalar já que é um dos setores que mais contribuem com o crescimento do país.

Ambos os relatores informaram ter consciência da importância do setor de saúde, especialmente, hospitalar para o desenvolvimento do país e que a diretriz da Reforma Tributária não é prejudicar setores que puncionam o desenvolvimento e, sim, buscar uma simplificação do sistema tributário brasileiro. Foi informado que para setores como a saúde serão criados mecanismos para manter o desenvolvimento do setor, como alternativas de desoneração da folha de pagamento.

Compartilhe

Você também pode gostar: