Anahp Acontece – 17 de setembro

Anahp Acontece - 05 de março

Reunião com parlamentares para discutir a Reforma Tributária

O diretor-executivo da Anahp, Marco Aurélio Ferreira, esteve em Brasília entre os dias 14 e 17 de setembro para dar prosseguimento às tratativas de discussão do texto da Reforma Tributária. Durante o período foram realizadas diversas reuniões com parlamentares para apresentar estudo de impacto da proposta de Reforma Tributária para o setor hospitalar brasileiro. Dentre as reuniões realizadas destacam-se as audiências com o senador Major Olímpio (PSL/SP), deputado Alexis Fonteyne (Novo/SP). A Anahp foi representada por Ferreira, e também pela diretora Jurídica e Compliance, Kamila Fogolin, e os consultores jurídicos da associação para Reforma Tributária, Renato Nunes e Eduardo Muniz.

Ferreira destacou a importância do diálogo com os parlamentares para apresentação de dados no intuito de aprimotar o texto da proposta da Reforma Tributária para o setor hospitalar. Aproveitou a oportunidade para apresentar a Anahp enquanto instituição e mostrar os dados econômicos do setor. O diretor-executivo ressaltou que o segmento de saúde representa 10% do PIB brasileiro e é um dos grandes responsáveis pela geração de empregos no Brasil, tendo gerado mais de 48 mil empregos diretos em 2019. Destacou, ainda, que os hospitais são serviços essenciais à população e, no âmbito da Reforma Tributária, solicitam um texto alternativo que garanta neutralidade fiscal ao setor hospitalar sem majoração da atual carga tributária.

Major Olímpio ressaltou a importância do setor hospitalar apresentar estudo de impacto da proposta e subsidiá-lo nas discussões no âmbito do Congresso Nacional. O senador destacou que, enquanto relator revisor da Comissão Mista, a Reforma Tributária não será aprovada sem que haja uma excepcionalidade para a saúde e que está aberto para sugestões de textos para o aprimoramento da proposta.

Alexis Fonteyne ressaltou a importância da aprovação da Reforma Tributária para geração de emprego, renda e crescimento do Brasil. O deputado disse entender as considerações do setor e afirmou que o serviço hospitalar tem que ser considerado como essencial à sociedade. Por fim, destacou a importância dos estudos encaminhados para subsidiar as discussões, auxiliar na propositura de textos alternativos e na decisão do parlamento.

Os representantes da Anahp agradeceram a oportunidade do debate e colocaram-se à disposição para o diálogo e para outros esclarecimentos que fizerem necessários.

 

Anahp se reúne com o novo secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde

O novo secretário de Atenção Especializada à Saúde (SAES) do Ministério da Saúde, Coronel Luiz Otávio Franco Duarte, recebeu o diretor-executivo da Anahp, Marco Aurélio Ferreira, para apresentação institucional da associação e entrega da Nota Técnica do Observatório Anahp – 2ª Edição, elaborado pelo Núcleo de Estudos e Análise (NEA) da Anahp, que traz a consolidação dos dados atualizados dos principais indicadores hospitalares durante o primeiro trimestre da pandemia do cononavírus.

Ferreira ressaltou a importância dos indicadores Anahp como ferramenta de definição de estratégias do setor hospitalar no enfrentamento da covid-19. Informou que o Observatório se tornou referência para o mercado de saúde, uma vez que traz informações relevantes do mercado, abordando o impacto e os desafios que a pandemia trouxe para a sustentabilidade das instituições hospitalares brasileiras. E, por fim, colocou o Sistema de Indicadores Hospitalares Anahp (SINHA) à disposição do Ministério para auxiliar na medição de indicadores dos hospitais integrantes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Franco agradeceu a visita e enalteceu a importância da transparência de dados relativos ao setor de saúde para determinar as áreas do SUS que necessitam de fortalecimento de recursos financeiros e humanos para o enfrentamento da pandemia nas mais diversas regiões do país.

 

Anahp convida o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações para participar do Conahp

O diretor-executivo da Anahp, Marco Aurélio Ferreira, esteve reunido com o chefe de Gabinete do ministro Marcos Pontes, Eduardo Temporin, para convidar o ministro a participar como palestrante do Congresso Nacional de Hospitais Privados, o Conahp. Pontes foi convidado para integrar o painel do dia 18 de novembro para falar sobre o tema “O papel da ciência e tecnologia no combate à pandemia”.

Eduardo Temporin informou que o ministro estava em viagem ao exterior e que o pediu para atender a Anahp em seu nome. Comunicou, ainda, que, tão logo tenha oportunidade, falará a respeito do convite com Pontes, mas que acredita que a participação deve ser confirmada.

 

Anahp realiza reuniões de interesse dos hospitais com diversos órgãos do Poder Executivo e entidades representativas do setor de saúde

O diretor-executivo da Anahp, Marco Aurélio Ferreira, aproveitou a estada em Brasília para tratar de matérias de interesse do setor hospitalar com representantes do Ministério da Economia, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, e com diversas entidades representativas do setor de saúde.

 

Compartilhe

Você também pode gostar: