Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

IEP viValle apresenta curso sobre Cuidados Paliativos dentro das Unidades de Terapia Intensiva

Baseados no respeito ao paciente, os cuidados paliativos tem o objetivo de controlar a dor e garantir a autonomia do paciente.

O Núcleo de Terapia Intensiva do IEP (Instituto de Ensino e Pesquisa) do Hospital viValle apresenta o curso “Cuidados Paliativos na Unidade de Terapia Intensiva”. Com foco nos profissionais intensivistas, o evento abordará diferentes aspectos da aplicação prática das rotinas de cuidados paliativos na dinâmica da UTI.

A prática de cuidados paliativos na unidade de terapia intensiva deve priorizar e respeitar os desejos e sentimentos do paciente internado e de sua família. Por isso o envolvimento das equipes multidisciplinares é essencial para manter a autonomia do doente, controlar a dor e comunicar com clareza as informações pertinentes.

Todas essas ações impactam diretamente na qualidade de vida dos pacientes e da equipe responsável pelo seu tratamento, levantando também uma discussão ampla sobre os aspectos técnicos e éticos envolvidos no suporte à vida em pacientes com ou sem opções terapêuticas. “A idéia da palestra é mudar o paradigma de que cuidados paliativos, que devem ser iniciados de forma concomitante aos cuidados curativos”, explica Dr. Fernando Ramos, coordenador da UTI do Hospital viValle.

O tema será apresentado pelo Médico Intensivista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), Dr. Daniel Neves Forte que é também coordenador da equipe de cuidados paliativos do Hospital Sírio-Libanês, coordenador do programa de Pós-graduação em cuidados paliativos do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa.

As vagas são limitadas e é preciso fazer a inscrição antecipadamente.

Serviço:
Evento: Curso “Cuidados Paliativos na Unidade Intensiva”.
Data: 24 de julho de 2014, quinta-feira.
Horário: 19h30
Local: Auditório do IEP – Avenida Lineu de Moura, 995, Urbanova.
Informações e inscrições: www.iepvivalle.com.br ou (12) 3924-4991

Fonte Hospital viValle – 22.07.2014

Compartilhe

Você também pode gostar: