Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Técnica de anestesia sem opioides é realizada no Hospital Policlínica Cascavel

O uso de opioides em anestesia (grupo de fármacos que atuam nos receptores opioides neuronais) é muito comum e eficaz, principalmente em cirurgias com anestesia geral. Entretanto, pode trazer alguns efeitos colaterais indesejados, especialmente no pós-operatório, como dificuldades respiratórias e alta sensibilidade à dor.

Nesta semana, o Hospital Policlínica Cascavel serviu de base de apoio para que os profissionais anestesiologistas de hospitais da cidade e região pudessem ter contato com a técnica, através de curso teórico e prático ministrado pelo Dr. Luiz Fernando dos Reis Falcão (CRM-SP128938), professor e chefe do Serviço de Anestesia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

A nova técnica de anestesia sem opioides foi aplicada com sucesso em duas cirurgias bariátricas por videolaparoscopia, realizadas pelos cirurgiões Dr. Helin Minoru Matsumoto CRM/PR 21339 e Dr. Rodrigo Nitsche CRM/PR 24014(Gastroclínica) e Pelo anestesiologista Luciano da Silva Simm CRM/PR 16343 (ANESTEVEL), com o acompanhamento do Dr. Falcão. “A anestesia opioid free tem se mostrado um caminho de evolução com muitos
benefícios, pois diminui os riscos de o paciente passar por esses e outros problemas, como enjoo, vômito, coceira e retenção urinária”, afirma o médico anestesista Luiz Fernando dos Reis Falcão.

Dr. Falcão foi um dos pioneiros a fazer anestesia opioid free no Brasil, tendo estudado a técnica na Bélgica quando foi se aperfeiçoar no serviço de anestesia do hospital AZ Sint-Jan, em Bruges, referência mundial em cirurgia de obesidade. Segundo ele, a dificuldade de respirar, com falta de oxigenação do sangue, que pode resultar do uso de anestesia com opioide, aumenta o tempo em que o paciente precisa ficar internado. “Isso pode acontecer também se o paciente tiver mais sensibilidade à dor no pós-operatório, em decorrência do uso dos opioides”, conta. As complicações podem ocorrer devido ao uso de outras medicações, mas são causadas principalmente pelos opioides, no intra e pós-operatório. “Já a anestesia opioid free, principalmente unida à cirurgia videolaparoscópica, auxilia a recuperação precoce do paciente, com mais segurança e conforto”, salienta.

Teoria
Ocorreu no Restaurante Armazém, na noite do dia 9 de outubro, contando com a presença de mais de 40 profissionais.

Prática
Na manhã do dia 10 no centro cirúrgico do Hospital Policlínica, quando os interessados puderam acompanhar os procedimentos em tempo real, através de telão e sistema de som disponibilizados em sala próxima a sala cirúrgica, que foi preparada especificamente para o evento.

Diretor Técnico
Miguel Farah Filho CRM/PR 6467

Compartilhe

Você também pode gostar: