Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

SSMD apresenta seu novo Diretor Geral

Tomou posse nesta semana o novo Diretor Geral do Sistema de Saúde Mãe de Deus (RS), Dr. Alceu Alves da Silva. Em cerimônia realizada no auditório do hospital, o cargo foi transmitido por Dr. Claudio Seferin, que esteve à frente da instituição há 31 anos. A partir de hoje (1/7), Dr. Alceu passa a comandar a segunda maior rede de saúde do Rio Grande do Sul, priorizando a inovação e a humanização como ferramentas indispensáveis para excelência da nova gestão.

No início da cerimônia, a presidente da Associação Educadora São Carlos (AESC), mantenedora do Sistema de Saúde Mãe de Deus, Irmã Elena Ferrarini, entregou a Dr. Claudio Seferin uma placa em homenagem aos anos de trabalho e dedicação. Em seu discurso, o executivo destacou a oportunidade de ter participado do crescimento da instituição, seu envolvimento à frente do cargo e a colaboração de colegas e diversos profissionais para o sucesso de sua administração. “Nesse período, nos tornamos referência nacional na saúde. E isso foi possível graças ao amor, a competência e a dedicação de todos, o que transformou o Mãe de Deus nessa grande família que é hoje. Família essa que possui uma grande responsabilidade social em nosso Estado, com 75% de sua atuação focada na filantropia e mais de 7 mil profissionais contratados. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa história”.

Por diversas vezes, Dr. Claudio, lembrou Irmã Maria Jacomina Veronese, fundadora do SSSMD, que o convidou para liderar a organização de saúde. Por fim, ele cumprimentou Dr. Alceu Alves da Silva pelo novo desafio, o anunciando como um dos maiores especialistas em administração em saúde do Brasil. “Tenho certeza de sua competência que o credita ao novo posto. Acompanhado dessa equipe de primeira linha que temos aqui, não faltarão recursos para alcançar o sucesso”.

Em seu discurso, o novo Diretor Geral do Sistema de Saúde Mãe de Deus agradeceu a AESC pelo desafio assumido. Dr. Alceu contextualizou o quadro da saúde nacional, ressaltando a necessidade de novas estratégias, a otimização de estruturas e a humanização de processos para promover a qualidade no serviço prestado à população. “Temos a missão de buscar novas soluções em um período de recursos cada vez mais controlados. Somos o oitavo maior mercado de saúde no mundo, mas ainda precisamos estabelecer um movimento de mercado na busca de um novo modelo de gestão, com parcerias mais assertivas entre o poder público e a iniciativa privada. Criar mecanismos deste relacionamento com segurança e modelos assistenciais, evitando assim a superposição dos recursos públicos”. Conforme enfatizou, Dr. Alceu assume um novo momento institucional e corporativo do SSMD, em que propõe uma gestão mais próxima, compartilhada e comprometida com um planejamento estratégico a longo prazo. “Queremos inovar nesse sentido, mantendo o amor e a dedicação que o Dr. Claudio nos deixou como legado em sua administração”.  

Dr. Alceu Alves da Silva é especialista em Administração Hospitalar, exerceu a função de Coordenador de Planejamento Estratégico no Grupo Hospitalar Conceição (de 1977 a 1984), foi Vice-Presidente Administrativo do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (de 1988 a 1996) e atuou no Ministério da Saúde nas gestões do Dr. Carlos César Albuquerque e de José Serra (de 1996 a 1998). É membro titular da Academia Brasileira de Administração Hospitalar e Coordenador do Comitê Técnico de Acompanhamento Associativo da Associação Nacional dos Hospitais Privados.

Participaram da cerimônia autoridades e personalidades da saúde gaúcha, como a secretária do Gabinete de Políticas Sociais do RS, Maria Helena Sartori, representando o Governador José Ivo Sartori, o vice-prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, o secretário adjunto da Saúde do RS, Francisco Zancan Paz, o secretário adjunto da Saúde da Capital, Jorge Cuty, o secretário da Saúde de Canoas, Marcelo Bósio, o presidente do Sindicato dos Hospitais de Porto Alegre (SINDIHOSPA), Mauro Stormovski, o superintendente executivo do Hospital Moinhos de Vento, Fernando Andreatta Torelly, e a diretora-superintendente do Grupo Hospitalar Conceição, Diretora-Superintendente, Sandra Maria Sales Fagundes. Também estiveram presentes o reitor da Unisinos, Padre Marcelo Fernandes Aquino, o presidente do Sindicato Médico do RS (Simers), Paulo de Argollo Mendes, o Diretor-Presidente do Hospital São Lucas da PUC, Ricardo Minotto, o vice-provedor da Santa Casa de Porto Alegre, Vladimir Giacomuzzi, além de representantes da FEHOSUL, SIMERS, AMRIGS e de operadoras de saúde parceiras do SSMD.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sistema de Saúde Mãe de Deus

Compartilhe

Você também pode gostar: