Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

“Setembro Vermelho” tem palestra gratuita sobre obesidade no VITA Curitiba

Excesso de peso está entre os principais responsáveis pelos problemas cardíacos e óbitos

O Hospital VITA promove, em parceria com o médico Glauco Afonso Morgenstern, especialista em cirurgias do aparelho digestivo e bariátrica, palestra sobre obesidade e cirurgias de emagrecimento. O encontro, que integra o “Setembro Vermelho”, ação que alerta as pessoas sobre a importância da saúde do coração, será realizado nesta quarta-feira (30), às 19h, no auditório do VITA Curitiba.

Segundo Morgenstern, colesterol elevado, hipertensão arterial, tabagismo, sedentarismo e principalmente a obesidade são os responsáveis por causar morte de brasileiros. “Os óbitos poderiam ser evitados se os fatores de risco fossem combatidos”, alerta.

Dados do Ministério da Saúde apontam que problemas cardiovasculares são responsáveis por causar 350 mil mortes ao ano no Brasil e que 52,5% da população está com sobrepeso. Além disso, 18% dessas pessoas já estão na faixa da obesidade, fator este que, de acordo com o médico, é um dos vilões da saúde do coração.

Quando o paciente tem a obesidade diagnosticada, a cirurgia bariátrica torna-se uma opção para reduzir a quantidade de gordura no organismo. “No Brasil, são realizadas cerca de 80 mil cirurgias por ano, ocupando a segunda colocação no ranking mundial de cirurgias bariátricas, revela o especialista.

O procedimento é indicado para pacientes que apresentam um índice de massa corporal (IMC) acima ou igual a 40 kg/m² ou superior ou igual a 35 kg/m² com comorbidades associadas, que podem ser melhoradas pela cirurgia, como hipertensão arterial, síndrome de apneia do sono, distúrbios respiratórios graves, distúrbios metabólicos graves, diabetes do tipo 2, doenças osteoarticulares debilitantes, doença hepática secundária à obesidade, tal como a esteato-hepatite não-alcoólica.

A cirurgia bariátrica é uma solução para os pacientes que não conseguem perder peso suficiente com dietas. O tipo de cirurgia é indicado pelo especialista e deve respeitar as condições psicológicas da pessoa para assim garantir o êxito do procedimento. O paciente recebe acompanhamento pré e pós-operatório de uma equipe multidisciplinar, composta por médico especialista, anestesista, cardiologista, cirurgião plástico, endocrinologista, educador físico, fisioterapeuta, nutricionista e psicóloga.

Serviço
Palestra sobre Cirurgias Bariátricas, com Dr. Glauco Afonso Morgenstern
Quando: 30 de setembro (quarta-feira), às 19h
Onde: Auditório do Hospital VITA Curitiba
Endereço: Rodovia BR 116 Km 396, 4021, Bairro Alto, Curitiba – PR
Informações: (41) 3315-1876
Entrada gratuita, vagas limitadas.

Fonte: Hospital VITA – 29.09.2015

Compartilhe

Você também pode gostar: