Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Santa Casa e Cesmac firmam parceria em curso para atualizar profissionais e estudantes

A Santa Casa de Maceió e o Cesmac (Centro de Estudos Superiores de Maceió) firmaram parceria nesta quarta (03) para a realização de um curso de atualização em Oncologia destinado a profissionais e estudantes da área de saúde. O anúncio ocorreu em encontro reunindo as diretorias das duas instituições.

O provedor Humberto Gomes de Melo e o oncologista Marcos Davi receberam o magnífico reitor do Cesmac, João Sampaio, o vice-reitor Douglas Apratto e o diretor tesoureiro Estácio Valente.

“Com esta parceria buscamos estreitar os laços que unem a Santa Casa de Maceió e o Cesmac em prol do nosso corpo discente”, comentou João Sampaio.

“A oncologia conta com avançados recursos da Medicina, porém, ela precisa de profissionais especializados e capacitados. Daí a importância desta iniciativa, cujo mérito é atualizar e também fomentar novos talentos nesta área”, disse Douglas Apratto.

Falando em nome da Santa Casa, o oncologista e primeiro-secretário da Mesa Administrativa Marcos Davi Melo confirmou a intenção de reunir especialistas de Alagoas e de outros estados nas discussões sobre os avanços da oncologia, tanto no que diz respeito ao diagnóstico como no tratamento e nos cuidados paliativos.

Mesmo sendo a segunda causa de morte por doença no mundo, o câncer ainda não vem recebendo a atenção que merece. Com uma incidência crescente no Brasil e em todo o mundo, as escolas de Medicina e de outras áreas de saúde ainda não têm disciplinas específicas dedicadas a oncologia.

Faculdades de Medicina não têm cadeira de oncologia

“Em razão dessa realidade, os profissionais acabam saindo das escolas com formação muito deficiente em tão importante área da saúde”, constata o oncologista Marcos Davi Melo.

Justamente para tentar compensar tal distorção, a Santa Casa de Maceió firmou entendimentos para com o Cesmac para realizar o Curso de Atualização em Oncologia. “A formação extracurricular dos acadêmicos do Curso de Medicina é o caminho para apresentarmos a oncologia a esta nova geração de médicos”, disse Marcos Davi.

“Esta iniciativa não trará benefícios apenas aos futuros médicos, mas a toda comunidade alagoana, principalmente aquela mais carente, beneficiada pelo SUS, que precisa de médicos capacitados na prevenção e diagnóstico precoce dessa enfermidade”, acrescentou o oncologista.

Reunião científica

O curso de atualização será mais uma ferramenta para se discutir os caminhos da oncologia, uma vez que os oncologistas da Santa Casa já se reúnem semanalmente em sessão científica no centro de estudos para debater casos clínicos e novos protocolos médicos.

Fonte: Santa Casa de Maceió – 12.06.2015

Compartilhe

Você também pode gostar: