Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Rede Mater Dei de Saúde faz expansão do Serviço de Hemodiálise

A Rede Mater Dei de Saúde vai inaugurar, no dia 24 de outubro, o novo espaço do Serviço de Hemodiálise. Trata-se da expansão do atendimento para pacientes com insuficiência renal para o Mater Dei Contorno, que contará com instalações modernas, boxes amplos, individualizados e climatizados para proporcionar aos clientes mais conforto, privacidade e segurança. Uma estrutura dentro dos padrões internacionais dos melhores serviços e de acordo com as mais recentes exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa e do Ministério da Saúde.

“As novas instalações do Serviço de Hemodiálise Mater Dei foram construídas em acordo com projetos de unidades de saúde norte-americanas. O atendimento é personalizado, em um ambiente mais tranquilo e com garantia de qualidade dos serviços prestados, sendo o único Serviço de Hemodiálise em Minas a oferecer um espaço totalmente exclusivo e individualizado. A equipe de atendimento é multidisciplinar e composta de profissionais altamente qualificados, com enfermeiras, psicólogas, nutricionistas e nefrologistas para melhorar o tratamento e a qualidade de vida do paciente. O Serviço é, ainda, vinculado a uma equipe de Transplante Renal experiente, para encaminhamento dos pacientes com indicação de realização de transplante”, conta o coordenador do Serviço de Hemodiálise, o médico Euler Lasmar.

Há 15 anos realizando o Transplante Renal, o Mater Dei foi um dos primeiros hospitais de Belo Horizonte a fazer este tipo de cirurgia. O Serviço de Hemodiálise foi inaugurado 2005 com o atendimento concentrado no Mater Dei Santo Agostinho e, devido ao aumento da demanda dos pacientes, houve a necessidade de expansão. “O Serviço na Rede é intra-hospitalar atendendo a pacientes internados e externos, contando com todo o suporte de um hospital de referência em Belo Horizonte, com Certificação de Organizações Internacionais – Joint Comission Internacional – JCI e NIAHO e todos os recursos para tratamento de eventuais intercorrências dos pacientes em hemodiálise e grande facilidade para internação, inclusive em Centro de Terapia Intensiva. Assim, toda a equipe profissional está voltada não somente para a realização das sessões de hemodiálise ambulatorial, mas para oferecer um amplo suporte tanto para os pacientes renais crônicos, quanto para seus familiares”, esclarece o coordenador. Euler ressalta que no Mater Dei Santo Agostinho, a partir de agora, serão feitas apenas as hemodiálises em pacientes com insuficiência renal aguda ou em crônicos que estiverem internados.

A Hemodiálise

O médico explica que a Hemodiálise ou Terapia Renal Substitutiva – TRS é um procedimento por meio do qual uma máquina limpa e filtra o sangue, fazendo o trabalho que o rim doente não pode fazer. A principal causa da doença é a Diabetes melitus, seguida pela Hipertensão arterial e as Nefrites. Visando um cuidado integral ao paciente, está implantada uma linha para o diabetes no Mais Saúde Mater Dei, local em que os pacientes controlam a glicose, e também a função renal, a saúde dos olhos, do coração e vascular, especialmente, pés.

“O procedimento libera o corpo dos resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal, líquidos e outras substâncias tóxicas. Também controla a pressão arterial”, explica. O tratamento é indicado para pacientes com insuficiência renal aguda e crônica. Dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia apontam que no Brasil existem 312 unidades de hemodiálise com 120.000 pacientes com insuficiência renal crônica, ou seja, 180 pacientes por milhão de habitantes.

Fonte: Rede Mater Dei

Compartilhe

Você também pode gostar: