Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Equipe do Sabará realiza cirurgia inédita

Em novembro, a equipe de cirurgia e urologia pediátrica do Sabará Hospital Infantil participou de uma cirurgia inédita em parceria com o médico francês Marc-David Leclair: colocar na posição correta um pênis que estava dentro da bexiga da criança.

O paciente nasceu em 2016 com uma extrofia de cloaca, o que significa que os tratos genital, urinário e intestinal estavam numa placa aberta na parede abdominal. Ou seja, os órgãos estavam expostos para fora da barriga. Esta malformação é rara, acontece um caso a cada 200 mil nascimentos. Neste caso, o bebê nasceu sem órgão genital. A equipe médica descobriu que se tratava de um menino pelos testículos palpáveis, o que foi confirmado pelo exame de sangue (cariótipo).

Ao descobrir uma estrutura diferente na bexiga, a equipe médica foi estudar a literatura para verificar a possibilidade de ser o corpo cavernoso do pênis do bebê. E era. Há apenas 4 relatos no mundo de pacientes nas mesmas condições, mas nenhum deles tem cirurgia ou tratamento descrito.

A equipe de urologia do Sabará entrou em contato com o cirurgião francês Marc-David Leclair, que tem uma técnica utilizada em casos de extrofia de bexiga (malformação mais comum) e que permite trazer o pênis para a posição adequada. O médico aceitou o convite de vir para o Brasil realizar esta cirurgia.

O procedimento “correção cirúrgica de pênis intravesical em extrofia de cloaca” entrou na programação do Congresso Brasileiro de Urologia Pediátrica, com a cirurgia sendo realizada no Centro Cirúrgico do Sabará Hospital Infantil e transmitida em tempo real para médicos de todo o Brasil, no Centro de Treinamento do Sabará.

Os médicos Fernanda Ghilardi Leão e Jovelino Quintino de Souza Leão, da equipe do Sabará, participaram da cirurgia junto com o médico francês, que fazia explicações aos espectadores por meio de um microfone. No Centro de Treinamento Sabará, outros médicos assistiam à cirurgia por meio de uma televisão, podendo fazer perguntas ao Dr. Marc-David Leclair e ao Dr. Jovelino Leão.

“É o primeiro caso no mundo operado e com uma cirurgia bem-sucedida. Queremos levar o caso para o congresso em Lyon (França) em 2019”, conta a Dra. Fernanda Ghilardi Leão que é Coordenadora do Departamento de Cirurgia Pediátrica do Sabará.

Dessa maneira, o Sabará vai se consolidando como um hospital de excelência, capaz de atender casos raros e complexos e com profissionais de nível internacional.

Compartilhe

Você também pode gostar: