Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Pesquisa aponta satisfação dos colaboradores com ambiente de trabalho no Hospital São Rafael/BA

No final do ano passado, a Associação Nacional de Hospitais Privados – ANAHP ouviu profissionais de 30 instituições de saúde privada no Brasil, através de uma Pesquisa de Clima Organizacional que foi conduzida em parceria com a HAY GROUP – Empresa de Consultoria em Gestão de Negócios.

No Hospital São Rafael 304 colaboradores, escolhidos mediante sorteio, deram sua opinião a respeito de como percebem o ambiente de trabalho, respondendo a um questionário confidencial e online. Algumas das questões foram focadas em aspectos relacionados ao engajamento, bem como o suporte que recebem da instituição. O resultado trouxe gratas surpresas, apontando que 64% dos respondentes percebem o ambiente (clima) do hospital como positivo, que favorece o seu desenvolvimento e bem estar.

Segurança, Qualidade e Foco no Paciente, bem como Imagem da Instituição receberam alta pontuação, reforçando a preocupação constante que temos com os colaboradores e pacientes.

Nos itens “Eu sinto orgulho de trabalhar no Hospital” e “Eu recomendaria este Hospital para minha família ou amigos como um dos melhores lugares para se trabalhar”, o HSR alcançou 83% e 77% de avaliações positivas, respectivamente. Dados como esse, colocaram a instituição à frente das demais pesquisadas no País. Enquanto na média geral dos hospitais o índice de favorabilidade foi de 61%, no Hospital São Rafael essa média foi de 64%.

Para a gerente de Recursos Humanos, Vanessa Santiago, o resultado da pesquisa é muito importante e aponta que a instituição está no caminho certo, reforçando a necessidade de se manter os pontos fortes do hospital, como estrutura nos processos, inovação e foco no paciente, bem como a necessidade de aprimorar a cooperação e sinergia entre as equipes. “A Pesquisa de Clima contribui significativamente para a Instituição, GRH e colaboradores no sentido de direcionar ações em termos de Gestão de Pessoas. Continuaremos investindo no desenvolvimento contínuo das lideranças e na capacitação dos colaboradores. Iniciaremos agora, em 2015, o Programa de Gestão por Competências/Avaliação de Desempenho, buscando fortalecer ainda mais o acompanhamento sistematizado dos colaboradores, a prática do feedback, seu desenvolvimento e reconhecimento”, finaliza.

Fonte: Hospital São Rafael –23.06.2015

Compartilhe

Você também pode gostar: