Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Ortopedistas do HMC realizam campanha Carnaval sem Traumas

Nesta sexta-feira, dia 13, véspera de Carnaval, médicos da Clínica de Ortopedia do Hospital Márcio Cunha estiveram das 7h às 8h na entrada do estacionamento da Unidade I, no Bairro das Águas, para abordar e conscientizar motoristas, motociclistas e pedestres sobre riscos e prevenção de acidentes no trânsito.

A ação integra a campanha nacional da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot), que neste ano apresenta o tema Carnaval sem Traumas e chama a atenção para a importância do uso de cinto de segurança. “Os acidentes de trânsito aumentam de 20% a 30% no período do Carnaval, o que faz do Brasil o campeão mundial em acidentes de trânsito. É preciso mobilizar as pessoas para esse problema, para a responsabilidade no trânsito e para as graves consequências que isso pode gerar às famílias”, ressalta Leonardo de Ornelas Caldas, coordenador da Clínica de Ortopedia do HMC.

Na ocasião, os médicos realizaram a distribuição de materiais informativos e interagiram com colaboradores e clientes, abrindo espaço para o diálogo, para solucionar dúvidas e dar dicas que ajudam a prevenir acidentes e a salvar vidas. Confira abaixo algumas delas:

– Use o cinto de segurança: segundo estudo da Abramet, essa ação reduz o risco de morte em 45% no banco dianteiro e até 75% no banco traseiro.
– O uso do cinto de segurança, inclusive no banco de trás do carro, é a ferramenta de segurança mais eficaz para prevenir as consequências de qualquer acidente de trânsito.
– Transporte as crianças adequadamente, sempre no banco de trás, e com cinto de segurança. Caso tenha até sete anos, utilize a cadeirinha.
– Fique atento: 92% dos acidentes de trânsito ocorrem por desatenção.
– Antes de viajar, reveja os itens de segurança do automóvel, como freios, pneus, suspensão, extintor de incêndio, etc.
– Não ultrapasse os limites de velocidade.
– Se estiver cansado ou sonolento, não dirija.
– Se for dirigir, não beba. O álcool é responsável por 61% dos acidentes nas estradas.
– Motociclista, utilize capacete ao pilotar e evite trafegar em acostamentos e nos corredores.
– Respeite os pedestres e demais motoristas.

Fonte: Hospital Márcio Cunha  – 13.02.2015

Compartilhe

Você também pode gostar: