Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Nutricionistas ressaltam a importância dos alimentos funcionais na prevenção do câncer

Além de oferecer os benefícios nutricionais básicos, há evidências de que os alimentos funcionais auxiliam na prevenção de tumores de mama, próstata, intestino, cabeça e pescoço, dentre outros, principalmente quando o consumo está associado à adoção de um estilo de vida saudável. Dentre os alimentos funcionais se destacam os cereais integrais, leguminosas (feijão, soja etc.), linhaça, brócolis, couve flor, espinafre, tomate, alho, cebola, melancia, morango, goiaba, uva, peixes marinhos, chá verde e castanhas

A adoção de um estilo de vida saudável que inclui dieta equilibrada, prática de atividade física e controle do peso corporal auxilia na prevenção de câncer de mama, próstata, intestino, estômago, pulmão, dentre outros de alta incidência na população brasileira e mundial. Dados publicados pela American Cancer Society – http://bit.ly/1U2M6LW – mostram que um terço de todas as mortes por câncer nos Estados Unidos a cada ano estão ligados à dieta e atividade física, incluindo o excesso de peso ou obesos. No Brasil, segundo o INCA – http://bit.ly/13GiXh8 – observa-se que os tipos de câncer que se relacionam aos hábitos alimentares estão entre as seis primeiras causas de mortalidade pela doença.

Com base nesse cenário, a mensagem do A.C.Camargo Cancer Center no Dia do Nutricionista –  comemorado em 31 de agosto – é a importância de se reforçar o papel da alimentação saudável para a prevenção de câncer. Para tanto, o serviço de Nutrição e Dietética da instituição elenca os principais alimentos funcionais que, segundo as evidências científicas, ajudam a impedir o surgimento dos tumores mais incidentes na população brasileira. Alimento funcional é o alimento ou ingrediente que, além das funções nutricionais básicas, quando consumido como parte da dieta habitual, produz efeitos benéficos à saúde. “Alguns exemplos são os cereais integrais, leguminosas (feijão, soja etc.), linhaça, brócolis, couve flor, espinafre, tomate, alho, cebola, melancia, morango, goiaba, uva, peixes marinhos, chá verde e castanhas”, destaca a Supervisora de Nutrição do A.C.Camargo, Fernanda Pires.

Estes alimentos auxiliam na prevenção de:

CÂNCER DE MAMA E PRÓSTATA – Os alimentos que ajudam a prevenir o câncer de mama são os que contêm licopeno, como frutas de coloração avermelhada, além daqueles que contém vitamina C e E, por conta dos radicais livres, como soja, castanhas, brócolis, couve flor. “A soja tem um papel muito parecido com o hormônio feminino, pois contêm fitoestrógeno”, destaca a nutricionista do A.C.Camargo, Ana Carolina Cantelli. Também se destaca o ômega 3, que pode ser encontrado em peixes como o salmão, atum e sardinha. O ômega 3 é rico também em sementes como a chia e a linhaça. O ômega 3 auxilia na prevenção dos tumores de mama e de próstata,  como também ajuda a aumentar o colesterol bom (HDL) e a abaixar o colesterol ruim (LDL). Em se tratando exclusivamente de câncer de próstata, o papel de destaque fica por conta do licopeno, que é encontrado, por exemplo, no tomate, molho de tomate, goiaba vermelha e melancia.

OUTROS TUMORES – Para a prevenção de tumores de intestino e de reto por meio da alimentação o recomendável é evitar a ingestão de alimentos gordurosos e embutidos, assim como o consumo excessivo de carne vermelha. Por sua vez, é válido dar preferência a alimentos como o chá verde e a soja, além de adotar uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes, que são fontes de fibras. Para a região da cabeça e pescoço, que compreende a boca, faringe, laringe e tireóide, os alimentos funcionais que auxiliam na prevenção são a abóbora e a cenoura (fontes de vitamina A), as frutas cítricas, como o abacaxi, a acerola, o maracujá e a laranja (ricas em vitamina C) e vegetais de cor verde escura, como o brócolis (ricos em vitamina C). A dieta recomendada para auxiliar na prevenção de câncer de estômago deve privilegiar a ingestão de frutas e verduras, principalmente os alimentos fontes de vitamina C, como laranja, limão, acerola, abacaxi e evitar o alto consumo de sal, de alimentos com conservantes e de defumados.

A ingestão de alguns alimentos é um importante fator de risco para desenvolvimento de câncer de esôfago. É recomendável evitar a ingestão excessiva de alimentos em temperatura elevada, muito comum no sul do Brasil, na Argentina e no Uruguai, por exemplo, o consumo do chimarrão. Além disso, a doença de refluxo pode aumentar em 70% o risco de uma pessoa desenvolver câncer de esôfago. Levantamento do A.C.Camargo junto a 120 pacientes com esse tipo de câncer mostra que 40% sofriam de refluxo, doença que atinge cerca de 20 milhões de brasileiros. Comum em pessoas com mais de 50 anos, o refluxo é causado pelo retorno do conteúdo do estômago ou do duodeno ao esôfago. A sensação causada é de azia e queimação no peito ou garganta. Com o contato constante das enzimas digestivas com a parede do esôfago, o órgão passa a apresentar lesões e tecido parecido com o do intestino. As células danificadas por esse processo sofrem mutações e podem se tornar cancerígenas. O tratamento é feito com dietas e mudança de hábitos alimentares. Deve-se evitar a ingestão de café, chá, refrigerantes, bebidas alcoólicas e alimentos com muito molho, principalmente o de tomate, que tendem a piorar os sintomas. É recomendado também que as pessoas não deitem logo após a refeição e mantenham o peso adequado

Em linhas gerais, os alimentos funcionais que auxiliam na prevenção do câncer são os ricos em ômega 3 (salmão, atum, sardinha, chia e a linhaça), em licopeno (tomate, molho de tomate, goiaba vermelha, e melancia), em betacaroteno (cenoura e abóbora), em luteína e zeaxantina (espinafre e couve), em vitamina C (frutas cítricas como laranja, acerola e abacaxi), em isoflavonas (soja e feijão) e em alicina (alho). “Vale ressaltar, no entanto, que os alimentos funcionais devem ser consumidos dentro do contexto de uma alimentação equilibrada, preferencialmente associado a um estilo de vida saudável”, destaca Ana Carolina Cantelli.

OFICINA DE CULINÁRIA – O A.C.Camargo criou em 2009 a Oficina de Culinária Funcional. São aulas gratuitas e abertas para toda a comunidade, não somente aos pacientes e cuidadores do Hospital. Em todas as aulas os nutricionistas dão dicas de como aproveitar o máximo de cada alimento e são distribuídas as receitas relacionadas ao tema do mês. Além de temas voltados à alimentação preventiva de câncer são abordados também temas voltados para controle de diabetes, hipertensão, doença celíaca (intolerância ao glúten), intolerância à lactose, dentre outros. A próxima aula acontecerá na sexta, 28, às 16 horas, com o tema Aproveitamento Integral dos Alimentos. A programação de 2015 será complementada com aulas nos dias 30 de outubro (Preparações sem Glúten) e 18 de dezembro (Preparações Saudáveis de Natal).

SERVIÇO

Oficina de Culinária do A.C.Camargo Cancer Center
Gratuito (não exclusivo para pacientes e familiares/cuidadores)
Local: Restaurante Alcachofra – A.C.Camargo Cancer Center
Endereço: Rua Antônio Prudente, 211, Liberdade, São Paulo (SP), 2º subsolo, bloco A
Horário: Oficina de Culinária (adulto), na última sexta-feira de cada mês par, às 16h.
Inscrições pelo telefone: (11) 2189-5000 – Ramais 1051 / 1055 / 2151 / 2150.
Cobertura de imprensa: moura@comunique.srv.br

Sobre o A.C.Camargo Cancer Center –  Instituição privada sem fins lucrativos, criada em 1953 por Antônio e Carmen Prudente, é um dos maiores centros mundiais em prevenção, diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa do câncer. De forma integrada e interdisciplinar, atende pacientes vindos de diversas partes do país e exterior.

Em 2012, conquistou a Certificação Internacional pelo Canadian Council for Health Services Accreditation (CCHSA). Também conquistou a certificação ISO 14001, firmando seu compromisso com a responsabilidade ambiental. O selo de qualidade ambiental ratifica que o A.C.Camargo atua de acordo com os rigorosos padrões estabelecidos pela Norma ABNT ISO. Em 2013 foi apontado, pela edição 500 Melhores Empresas da revista IstoÉ Dinheiro, uma das melhores em Saúde e pelo Anuário Valor 1000 uma das cinco instituições mais importantes no segmento de serviços médicos. Também foi eleito a Instituição do Ano pelo Prêmio Saúde 2013, promovido pela Revista Saúde! É Vital.  Em 2014 recebeu o prêmio Valor 1000 pelo melhor desempenho do setor de Serviços Médicos e foi eleito pela sexta vez uma das melhores empresas para você trabalhar do Guia Você S/A Exame.

Facebook: http://www.facebook.com/accamargocancercenter
Twitter: http://www.twitter.com/haccamargo
Google+: https://plus.google.com/+ACCamargoCancerCenter
Youtube: http://www.youtube.com/accamargovideos
LinkedIn: http://www.linkedin.com/company/accamargo
Instagram: https://instagram.com/accamargocancercenter/

Fonte: A.C.Camargo Cancer Center – 31.08.2015

Compartilhe

Você também pode gostar: