Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Núcleo Integrado da Próstata (NIP) oferece atendimento multidisciplinar

Pacientes com suspeita ou já diagnosticados com câncer de próstata contam, agora, com atendimento multidisciplinar e integrado em Belo Horizonte específico para esse tratamento. O Mais Saúde Mater Dei possui o Núcleo Integrado da Próstata (NIP), serviço que disponibiliza, em um único atendimento, equipes de Urologia, Radioterapia e Oncologia Clínica da Rede. As consultas acontecem às segundas-feiras, entre 13h30 às 15h30. O agendamento pode ser feito por telefone: (31) 3339-9595.

O objetivo é oferecer de forma integrada o tratamento para a doença, que atualmente representa a segunda causa de morte por câncer entre homens no Brasil, sendo cerca de 61 mil novos casos em 2017. “Pacientes já diagnosticados com câncer poderão ouvir a opinião dos especialistas em conjunto em um único atendimento e discutir as possibilidades de conduta terapêutica, além dos possíveis efeitos colaterais e sequelas de cada tratamento específico”, explica um dos coordenadores do Núcleo, o oncologista Enaldo Lima. “A abordagem multidisciplinar em oncologia comprovadamente melhora os resultados do tratamento. Permite que sejam oferecidas e discutidas com o paciente todas as opções que atuam de maneira combinada no manejo do câncer de próstata. Ao atuarmos de maneira integrada, aceleramos todo a propedêutica de estadiamento e podemos expor todas as modalidades de tratamento de forma mais ampla. Isso resulta em tratamentos com mais eficiência e menores efeitos colaterais”, reforça o radioterapeuta Gabriel Gil.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), a previsão é de que um em cada seis homens desenvolva a doença, sendo que 51% dos homens nunca consultaram um urologista. “A próstata é uma glândula masculina localizada na base da bexiga, na parte baixa do abdômen, bem próxima ao reto. A glândula é responsável pela produção do líquido prostático que auxilia no transporte dos espermatozoides”, explica o urologista Francisco Bretas, que também integra a coordenação do Núcleo. Não existem medidas específicas de prevenção. Poderão ser realizados, a partir dos 50 anos, exame de toque retal e o exame de sangue Antigénio Prostático Específico – PSA (sigla em inglês para “Prostate Specific Antigen”). Para aqueles que possuem história familiar positiva para câncer de próstata, os exames devem ser feitos a partir dos 40 anos.

Recursos tecnológicos: PET PSMA aumenta as chances de identificação do câncer

Inserido em uma estrutura de hospital geral, os pacientes também terão o apoio do Mater Dei Medicina Diagnóstica, um parque completo de exames de diagnóstico. “Contamos com os mais modernos recursos tecnológicos disponíveis na Rede Mater Dei, como ressonância Magnética multiparamétrica da próstata, cintilografia, biópsias da próstata com fusão cognitiva de imagens, exames laboratoriais, dentre outros. O grande destaque é o PET PSMA, um novo método específico utilizado para encontrar células com metástases do câncer de próstata”, ressalta Bretas.

A Rede Mater Dei de Saúde é pioneira no estado por utilizar o PET/PSMA na identificação e tratamento de câncer de próstata. Por meio do PET–CT, uma técnica de diagnóstico por imagem que, por meio de um equipamento híbrido, permite avaliar alterações metabólicas do organismo. O PET é uma tomografia por emissão de pósitrons que em conjunto com informações anatômicas adquiriras Tomografia Computadorizada torna-se uma técnica de grande sensibilidade e amplamente utilizada em áreas como a Oncologia, Neurologia e a Cardiologia.

 “Vamos utilizar novos radiotraçadores marcados com Gálio-68 (68Ga). Esses novos radiotraçadores são cada vez mais específicos para determinados tipos de tumores. Um deles que se tornou bastante útil no câncer de próstata é o PSMA. O PSMA-68Ga é um radiotraçador composto de uma substância radioativa chamada Gálio-68 (68Ga) ligada a molécula do PSMA (Antígeno Prostático Específico de Membrana) ”, explica o médico coordenador da medicina nuclear da Rede, Leonardo Lamego.

O exame auxiliará os médicos a identificarem se existem células de câncer de próstata em outras partes do corpo (metástases) ou, em alguns casos, em meio ao tecido normal da próstata. Além de diagnosticar esses outros focos da doença, a tecnologia ajuda os especialistas acompanharem a evolução do tratamento do câncer de próstata.

A tecnologia PET-CT instalada na Rede Mater Dei conta com aparelho moderno, com tomógrafo de 128 canais, de baixa dose de radiação, com capacidade de realização de exame para a oncologia em apenas 15 minutos.

O Núcleo Integrado da Próstata oferece, ainda:

· Diagnóstico de precisão com serviço de anatomia patológica especializado em uro-oncologia

· Radioterapia de excelência com técnicas de IMRT e IGRT que permitem com que possamos atingir o tumor de maneira precisa, protegendo os demais tecidos, poupando os pacientes de efeitos colaterais.

· Cirurgia urológica avançada com laparoscopia e robótica

· Oncologia personalizada com tratamento de última geração individualizado para cada paciente.

Sobre o Mais Saúde Mater Dei

Agenda própria de marcação de consultas, monitoramento de exames de rotina e atenção diária à saúde. O Mais Saúde Mater Dei reúne em um só lugar estruturas de apoio e diagnóstico, com equipe multiprofissional de referência de médicos, fisioterapeutas e outros especialistas. O intuito é preservar e melhorar a qualidade de vida de quem necessita de um olhar mais próximo dos profissionais da saúde, em todas as idades. Por isso, a Rede investiu na continuidade do atendimento, com avaliação e acompanhamento de pacientes crônicos e de situações clínicas altamente específicas.

Endereço: Rua Bernardo Guimarães, 2785 – Santo Agostinho
Telefone para agendamento de consultas: 3339-9595

Compartilhe

Você também pode gostar: